Wireless no IFUSP

O IFUSP possui um parque de pontos de acesso de rede sem fio abrangendo todo o Instituto.

A sua estrutura física é mantida pelo CCIFUSP e possui cerca de 225 antenas instaladas.

Estão disponíveis duas redes:

• eduroam

Esta rede faz parte do consórsio internacional eduroam e todos os usuários das instituições afiliadas podem se conectar a esta rede. Na USP, a gestão dos usuários, senhas e suporte é realizado pela STI e nos campi da cidade de São Paulo, pela CeTI-SP. Maiores informações podem ser obtidas no site http://eduroam.usp.br

• IFnet / IFnet_Fast

Esta rede é de uso exclusivo para os docentes, funcionários e alunos com atividades de pesquisa no IFUSP. O seu acesso é realizado através do cadastro do endereço MAC (como achar o endereço MAC) dos dispositivos pelo site (Cadastro para uso IFNet), sendo possível cadastrar equipamentos de visitantes e determinar uma data de expiração para este acesso. Os equipamentos cadastrados ficam legalmente sob responsabilidade do cadastrante e este responderá por qualquer incidente de segurança originado por um dispositivo sob a sua responsabilidade.

Visitantes sem vínculo com o IFUSP podem se conectar a esta rede e terão acesso a todos os sites da USP, permitindo assim consultas nas bibliotecas, procura de ramais e endereços e outras informações disponíveis.

A diferença entre a rede IFnet e a IFnet_Fast é freqüência utilizada, sendo que a primeira utiliza 2,4GHz e a segunda 5GHz. A primeira tem maior alcance, mas menos velocidade máxima (450Mbps), já a segunda tem menor alcance, mas atinge velocidades de até 1.3Gbps. A velocidade de conexão dependerá da capacidade do dispositivo, frequência utilizada, da distância e dos obstáculos entre dispositivo até o ponto de acesso, número de dispositivos conectados ao ponto de acesso e finalmente das interferência presentes na região, tais como fornos de microondas, telefones sem fio, dispositivos com Bluetooth ligado e principalmente pontos de acesso não institucionais.

Técnicamente não há diferença de desempenho entre as redes eduroam e IFNet/IFnet_Fast, mas a primeira pode apresentar um "sensação" de pior desempenho devido ao alto número de dispositivos conectados por conta dos visitantes e transeuntes que passam pelas dependências do IFUSP.