Apresentação e Objetivos


Processo Seletivo 2018: Aprovados na Primeira Fase - Exames de Proficiência em Línguas Estrangeiras


Apresentação e Objetivos

 
No intuito de formar pesquisadores na área de Ensino de Ciências e contribuir para o desenvolvimento da Educação Científica no Brasil, o Instituto de Física da Universidade de São Paulo criou, em 1973, o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.
 
O Programa inicialmente era formado pelo Instituto de Física e a Faculdade de Educação. A partir de 1998 o Instituto de Química passou a integrá-lo e, em 2005, também o Instituto de Biociências.
 
O Programa tem sido reconhecido pela qualidade dos trabalhos apresentados em diversos congressos e simpósios, pelos artigos publicados em revistas indexadas, pela formação dos mestrandos e doutorandos e pela CAPES, que nos atribuiu conceito 5 em sua última avaliação trienal (2010-2011-2012).
 
O objetivo central do Programa é a produção de conhecimento em educação científica focalizando, em particular, a Física, a Química e a Biologia. Busca, também, a formação de recursos humanos de alta qualidade para o trabalho de pesquisa nas interfaces Ensino-física, Ensino-química e Ensino-biologia.