USP e Profissões no IFUSP

(APENAS PARA QUEM DESEJA CONHECER A PROFISSÃO DE FÍSICO.
PARA DEMAIS PROFISSÕES, PEDIR INFORMAÇÕES PELO TELEFONE 3091-3511 OU 3513. OU Baixe aqui o Calendário USP de Visitas Monitoradas
 
"A Universidade e as Profissões", programa criado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, tem o objetivo de fornecer  subsídios aos estudantes para que se orientem na importante tarefa de optar  por uma profissão. O programa compreende um calendário de visitas de estudantes do Ensino Médio à USP e também a realização de Feiras de  Profissões organizadas anualmente, no campus da capital e também nos do interior.
 
O IFUSP recebe estudantes do ensino médio e demais interessados  em saber detalhes sobre a profissão de Físico. É  preciso fazer suas inscrições junto à PRCEU (ramal 3513 para outras profissões) ou registrá-la em nosso FORMULÁRIO (APENAS PARA QUEM DESEJA CONHECER A PROFISSÃO DE FÍSICO), a fim de que organizemos sua visita e repassemos seus dados à Pró-Reitoria.

 

 

VISITAS ANTERIORES

  • USP e Profissões no IFUSP - Edição de 2015

Data: 16 de abril de 2015, quinta-feira, 9h

Data da 2a edição: 14 de maio de 2015, 9h.

Durante as visitas monitoradas ao Instituto de Física foi possível observar o encantamento dos alunos de muitas maneiras: seja pela alegria e burburinho dos grupos que percorreram os vários laboratórios, anfiteatros e espaços de convivência, seja pelo olhar atento durante as palestras sobre a profissão de física que foram ministradas pelos professores Alexandre Suaide e Cristiano Mattos ou quando eles se dirigiam para assistir ao Show de Física. Para o professor Marcelo Munhoz, presidente da Comissão de Cultura e Extensão e responsável pelo programa no IFUSP, “ninguém ficou indiferente e isso é muito bom em se tratando de jovens”.

Este ano, as visitas ocorreram em duas ocasiões: nos dias 16 de abril e 14 de maio. No total foram 19 escolas e 750 estudantes, além de 40 professores da rede pública de ensino que também se inscreveram para fazer as visitas aos laboratórios. Segundo Mônica Pacheco, secretária da Comissão de Cultura e Extensão e responsável por organizar os dois eventos, “foram superadas todas as expectativas de público que tínhamos, mas o Instituto de Física se preparou bem para receber os visitantes, treinamos e organizamos mais de 40 monitores para recepcionar e guiar os alunos e professores nas visitas aos 17 laboratórios e ao Show da Física”. Os laboratórios visitados foram: 1.PELLETRON (FNC) 2.LAMFI (FNC)  3.LABORATORIO BAIXAS TEMPERATURAS (FMT)  4.LABORATÓRIO ESPECTROSCOPIA  MOSSBAUER (FMT) 5.LABORATÓRIO DE MATERIAIS MAGNÉTICOS (FMT) 6.LABORATÓRIO DE RESSONANCIA MAGNETICA 7.Palestra "Físicos teóricos: o que eles fazem? O que eles comem?" (FMA)  8. Laboratório de Cristalografia (FAP) 9. GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS 10.Laboratório de Manipulação Coerente de Átomos e Luz – LMCAL (FEP) 11.LAB DO ACELERADO NUCLEAR MiCROTRON  12.TOKAMAK  13. LABORATÓRIO DE FÍSICA ATMOSFÉRICA  14. MODELAGEM MOLECULAR  15.LAB DE DEMONSTRAÇÕES 16.LABORATÓRIOS DIDÁTICOS 17.LAB. DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA

Para organizar as atividades e preparar as visitas, o dia sempre começa bem cedo para a equipe de monitores. Às 7h00, Mônica já estava reunida com eles para repassar a programação e distribuir as tarefas. O público foi dividido em grupos de 13 a 25 pessoas por monitor, cada grupo recebeu etiquetas de identificação e quando as portas do auditório Abrahão de Moraes foram abertas às 8h30, um delicioso café da manhã foi servido aos visitantes. Tudo é preparado com muito carinho para que os alunos se sintam pertencentes ao ambiente universitário. Ao término da visita, por volta das 13h00, os alunos preencheram a avaliação do evento e muitos responderam que além de terem gostado do que viram, também querem retornar como estudantes da USP.

Contribuir para a tomada de decisão sobre qual carreira escolher na hora de prestar o vestibular é um dos objetivos da visita monitorada. No entanto, a vinda dos estudantes ao Instituto de Física representou para eles muito mais do que uma visita guiada, para muitos estudantes que aqui estiveram foi uma oportunidade de conhecer pela primeira vez a Universidade de São Paulo, suas instalações e saber que é possível entrar numa universidade pública, gratuita e de alta qualidade. Seguir a carreira como licenciado ou bacharel em física foi uma das possibilidades apresentadas, mas o objetivo principal da visita foi cumprido: aproximá-los da USP.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação do IFUSP

11 – 3091-6965 – e-mail: noticias@if.usp.br

  • ANOS ANTERIORES - HISTÓRICO
USP e As Profissões em 2014
No dia 23 de agosto, o IFUSP recebeu a visita de mais de 400 alunos do ensino médio (e alguns familiares e professores), vindos de todas as partes do Estado de São Paulo para conhecerem o Instituto e a profissão de Físico. Os alunos foram recebidos com um café de boas vindas no Auditório Abrahão de Moraes, seguido pela abertura do evento, realizada pelo Diretor do IF, Prof. Adalberto Fazzio. Na sequência, o Prof Alexandre Suaide proferiu uma palestra bastante esclarecedora sobre a profissão de Físico, fornecendo importantes elementos para orientar os alunos em sua escolha de carreira. Depois, os alunos foram distribuídos em pequenos grupos e, guiados por 12 monitores escolhidos entre os nossos alunos, visitaram nove laboratórios de pesquisa localizados nos diversos departamentos, que se dispuseram a recebê-los, e também assistiram ao Show de Física. Segundo as avaliações preliminares em questionários de avaliação, ficaram muito bem impressionados com a visita.  Os laboratórios participantes foram: 1.LABORATORIO BAIXAS TEMPERATURAS (FMT); 2. LABORATÓRIO ESPECTROSCOPIA  MOSSBAUER (FMT); 3.LABORATÓRIO DE SUPERCONDUTIVIDADE E MAGNETISMO (FMT); 4.LABORATÓRIO DE MATERIAIS MAGNÉTICOS (FMT); 5.Laboratório de Cristalografia (FAP); 6.Laboratório de Óptica e Sistemas Amorfos   (FGE); 7.Laboratório de DEMONSTRAÇÕES (FEP); 8.LAMFI (FNC); 9.PELLETRON (FNC)
 
USP e As Profissões em 2013
No dia 24 de agosto, o IFUSP recebeu a visita de mais de 400 alunos do ensino médio (e alguns familiares e professores), vindos de todas as partes do Estado de São Paulo para conhecerem o Instituto e a profissão de Físico. Os alunos foram recebidos com um café de boas vindas no Auditório Abrahão de Moraes, seguido pela abertura do evento, realizada pelo Diretordo IF, Prof. Renato de Figueiredo Jardim. Na sequência, o Prof Alexandre Suaide proferiu uma palestra bastante esclarecedora sobre a profissão de Físico, fornecendo importantes elementos para orientar os alunos em sua escolha de carreira. Depois, os alunos foram distribuídos em pequenos grupos e, guiados por 13 monitores escolhidos entre os nossos alunos, visitaram dez laboratórios de pesquisa localizados nos diversos departamentos, que se dispuseram a recebê-los, e também assistiram ao Show de Física. Segundo as avaliações preliminares em questionários de avaliação, ficaram muito bem impressionados com a visita.  Os laboratórios visitados foram: laboratório de ESTADO SÓLIDO E BAIXAS TEMPERATURAs  (FMT);  laboratórioS DIDÁTICOS (FEP); Laboratório de Cristalografia (FAP); GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (FEP); Laboratório de Óptica e Sistemas Amorfos   (FGE); laboratório DE BIOFÍSICA (fge); Laboratório de DEMONSTRAÇÕES (Fep); LAMFI (FNC); PELLETRON(FNC)GRHAFITE (FMA)
 
USP e As Profissões em 2012
 
No dia 11 de agosto, o IFUSP recebeu a visita de mais de 400 alunos do ensino médio (e alguns familiares e professores), vindos de todas as partes do Estado de São Paulo para conhecerem o Instituto e a profissão de Físico. Os alunos foram recebidos com um café de boas vindas no Auditório Abrahão de Moraes, seguido pela abertura do evento, realizada pelo Diretordo IF, Prof. Renato de Figueiredo Jardim. Na sequência, o Prof Alexandre Suaide proferiu uma palestra bastante esclarecedora sobre a profissão de Físico, fornecendo importantes elementos para orientar os alunos em sua escolha de carreira. Depois, os alunos foram distribuídos em pequenos grupos e, guiados por 15 monitores escolhidos entre os nossos alunos, visitaram nove laboratórios de pesquisa localizados nos diversos departamentos, que se dispuseram a recebê-los, e também assistiram ao Show da Física. Segundo as avaliações preliminares em questionários de avaliação, ficaram muito bem impressionados com a visita.  
 
USP e As Profissões em 2011
 
No dia 20 de agosto, o IFUSP recebeu a visita de mais de 350 alunos do ensino médio (e alguns familiares e professores), vindos de todas as partes do Estado de São Paulo para conhecerem o Instituto e a profissão de Físico. Os alunos foram recebidos com um café de boas vindas no Auditório Abrahão de Moraes, seguido pela abertura do evento, realizada pelo Diretordo IF, Prof. Renato de Figueiredo Jardim. Na sequência, a Profa. Carmen Pimentel Cintra do Prado proferiu uma palestra divertida e envolvente sobre a profissão de Físico, fornecendo importantes elementos para orientar os alunos em sua escolha de carreira. Depois, os alunos foram distribuídos em pequenos grupos e, guiados por 15 monitores escolhidos entre os nossos alunos, visitaram 11 laboratórios de pesquisa localizados nos diversos departamentos, que se dispuseram a recebê-los, e também assistiram ao Show da Física. Segundo as avaliações preliminares em questionários de avaliação, ficaram muito bem impressionados com a visita, bastante esclarecedora.  
 
USP e As Profissões em 2010
 
No dia 12 de junho, o IFUSP recebeu a visita de mais de 300 alunos do ensino médio (e alguns familiares e professores), vindos de todas as partes do Estado de São Paulo para conhecerem o Instituto e a profissão de Físico. Os alunos foram recebidos com um café de boas vindas no Auditório Abrahão de Moraes, seguido pela abertura do evento, realizada pelo Diretordo IF, Prof. Renato de Figueiredo Jardim. Na sequência, a Profa. Carmen Pimentel Cintra do Prado proferiu uma palestra divertida e envolvente sobre a profissão de Físico, fornecendo importantes elementos para orientar os alunos em sua escolha de carreira. Logo em seguida, os alunos foram distribuídos em pequenos grupos e, guiados por 15 monitores escolhidos entre os nossos alunos, visitaram 12 laboratórios de pesquisa localizados nos diversos departamentos, que se dispuseram a recebê-los. Segundo as avaliações preliminares, ficaram muito bem impressionados com a visita, bastante esclarecedora.  
 
USP e As Profissões em 2009
 
No sábado, dia 23 de maio, o IFUSP recebeu a visita de aproximadamente 120 alunos do ensino médio (e alguns familiares e professores) para conhecer o Instituto e a profissão de Físico. Neste ano, os alunos foram calorosamente recebidos com um café de boas vindas no Abrahão de Moraes, seguido pela abertura do evento realizada pelo Diretor, Prof. Alejandro Szanto de Toledo. Na primeira parte do evento, a Profa. Carmen Pimentel Cintra do Prado proferiu uma palestra divertida e envolvente sobre a profissão de Físico, fornecendo importantes elementos para orientar os alunos em sua escolha de carreira. Logo em seguida, a pesquisadora Tarcis Bastos, Consultora de P&D na multinacional Rhodia e ex-aluna do Instituto, apresentou exemplos de novos desenvolvimentos na pesquisa em Física de Materiais, ilustrando a participação do Físico na Indústria.  Na segunda parte deste evento, os alunos visitantes, divididos em grupos e guiados por 15 monitores escolhidos entre os nossos alunos, visitaram 11 grupos de pesquisa nos diversos departamentos que se dispuseram a recebê-los. Segundo as avaliações preliminares, ficaram muito bem impressionados com a visita, que parece ter sido de grande valia para a escolha profissional desses alunos.  
A Comissão de Cultura e Extensão agradece a colaboração de todos os envolvidos neste evento.