Gigantes da Física

 

Embora diversos físicos tenham seu nome cravado nas linhas da história, nem sempre o público geral, e por vezes mesmo os jovens estudantes de Física, sabe qual foi a contribuição destas grandes mentes para a ciência, muito menos em que pé anda o legado que deixaram.

O ciclo Gigantes da Física surge com a intenção de trazer especialistas para apresentar ao público o trabalho dos homens e mulheres que fundamentaram as bases do conhecimento científico moderno.  Serão apresentadas três palestras voltadas principalmente a alunos de início de graduação, uma mesa redonda com físicos experientes para discussão do papel da personalidade em questão na Física e, por fim, uma exposição midiática acerca do tema.

O próximo homenageado do ciclo é RICHARD FEYNMAN.

Sem dúvidas a gigantesca maioria dos estudantes de Física conhece Feynman e ao menos algumas lascas de sua contribuição ao mundo. As Feynman Lectures on Physics certamente já agraciaram os corações apaixonados de diversos jovens físicos nos últimos 50 anos e a personalidade de um homem que demonstrou tamanho amor pela ciência inevitavelmente se tornou uma inspiração a gerações. 

No entanto, grandes físicos costumeiramente não tem suas contribuições conhecidas por seus admiradores em níveis iniciais. Com isto em mente, a ideia lançada pelo Hawking Day germina no ciclo Gigantes da Física, dando origem ao próximo evento: o Feynman Day, no próximo dia 18 de maio.

18/05/2018, FEYNMAN DAY

  • 10h00min - Do Feynman ao Higgs: uma trajetória pela física de partículas
  • 11h00min - Integrais de Caminho: Teorias Efetivas
  • 12h00min - Pausa para Almoço
  • 14h00min - Feynman e o Problema de Simular Física com Computadores
  • 15h00min - Mesa Redonda
  • 16h30min - Lembrando Feynman
*Toda a programação do Feynman Day ocorrerá no auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física da USP.

Para todas as informações sobre o programa do evento e a equipe, acesse o AQUI o site oficial.