Física de Plasmas

Os trabalhos que se desenvolvem no Laboratório de Física de Plasmas têm como objetivo a pesquisa de fenômenos, métodos e processos utilizando o plasma em geral como meio e fim em si mesmo. Desta forma, são realizados estudos de física básica e aplicações, envolvendo estudos teóricos e experimentais com plasmas de interesse para fusão termonuclear controlada (T~103 eV) plasmas térmicos e plasmas frios de interesse para aplicações tecnológicas (T~5 eV).
Para a realização destes trabalhos o Laboratório possui o tokamak TCABR, de médio porte, para confinamento de plasmas de alta temperatura, um dispositivo de criação de plasmas por ressonância eletrônica dos elétrons, laboratório de plasma térmico e aplicações em colaboração com o IPT e um moderno sistema de computação em rede, além de toda a infra-estrutura necessária.
O contato com o Laboratório de Física de Plasmas pode ser feito por e-mail com o Prof. Ricardo Galvão.

Também vinculado ao Laboratório de Física de Plasmas existe o grupo de Controle de Oscilações que desenvolve pesquisa teórica na área de Física de Plasmas e Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: instabiliade e turbulência em plasmas, caos em circuitos elétricos e caos em sistemas mecânicos.
O contato com o grupo de Controle de Oscilações pode ser feito por e-mail com o Prof. Iberê Luiz Caldas.

Visibilidade
Visibilidade: 
Público - acessível a todos usuários