Convite à Física

Data do Evento:
20/08/2014 - 18:00

Convite à Física 2014

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

“Fluidos magnéticos: um material com propriedades excepcionais”

Palestrante: Prof. Antonio Martins Figueiredo Neto, IFUSP

Data: dia 20 de agosto, quarta-feira às 18:00 hs

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Resumo

Quando o homem contemplou o céu e se maravilhou com sua beleza e complexidade, formulou questões de natureza fundamental sobre sua existência, que extrapola em muito as fronteiras das chamadas ciências da natureza. No entanto, vale a pena pontuar que a observação dos materiais existentes na Terra também desperta curiosidade e estimula o pensamento desde os primórdios da existência humana. Apresentam enorme variedade e propriedades distintas, e se constituem em assunto de pesquisa em Física de grande interesse. Isso não apenas para a compreensão da estrutura da matéria em seus aspectos fundamentais, mas também pelo uso dos materiais para o bem estar do homem. Hoje, na sociedade moderna, dificilmente uma pessoa não tem um pouco de silício e materiais líquido cristalinos no bolso, ou mesmo nas mãos! Apesar dessa profusão de materiais naturais encontrados na Terra, a imaginação e criatividade humanas não têm limites, e novos materiais são produzidos em laboratório. Um deles é o chamado ferrofluido, ou coloide magnético. É constituído de nanopartículas de óxidos de ferro, dispersas em um fluido de transporte. Esse fluido pode ser tanto polar (como a água) como apolar (como o óleo). Suas aplicações na vida cotidiana são inúmeras, e se multiplicam a cada ano. Nesse caso, também, quem tem um computador com disco rígido tem um pouco de ferrofluido nele. Suspensões ativas de automóveis também podem fazer uso desse material, mas as aplicações que mais impactam (e vão impactar ainda mais) nossa vida são as biológicas e médicas. Neste “convite” vamos discutir a origem, aplicações e algumas propriedades desses excepcionais fluidos complexos, que possuem tanto características de materiais magnéticos sólidos (como a magnetização) quanto de fluidos isotrópicos (sua fluidez).

Os Organizadores.