Convite à Física

Data do Evento:
01/10/2014 - 18:00

Convite à Física 2014

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

“Em Busca de Não-Localidade Quântica: Testes Experimentais da Desigualdade de Bell”

Palestrante: Prof. Stephen Walborn, UFRJ

Data: dia 01 de outubro, quarta-feira às 18:00 hs

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Resumo

Em 1935, Einstein, Podolsky e Rosen mostraram um conflito entre a teoria quântica e as noções “clássicas” de realismo e localidade. Este conflito ficou na base de especulação até 1964 quando John Bell desenvolveu uma maneira de testar a natureza. Assim, a desigualdade de Bell é um teste para determinar se a natureza obedece as previsões da teoria quântica ou as do realismo-local. Até hoje, foram feitas dezenas de testes experimentais, cada vez mais sofisticados. A quase totalidade destes experimentos mostraram uma violação da desigualdade de Bell, indicando que a teoria quântica descreve adequadamente a natureza. No entanto, ainda não houve nenhum teste definitivo, embora alguns experimentos estão chegando próximo. Neste colóquio, mostrarei as dificuldades encontradas na realização de um teste definitivo da desigualdade de Bell, e apresentarei alguns experimentos principais realizados nos últimos 45 anos. Discutirei também os diferentes tipos de correlação quântica na natureza e a realização de experimentos Einstein-Podolsky-Rosen-Steering, uma forma mais fraca de não-localidade.

Os Organizadores.