Convite à Física

Data do Evento:
08/10/2014 - 18:00

Convite à Física 2014

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

“Acelerando Partículas”

Palestrante: Prof. Alexandre Suaide, IFUSP

Data: dia 08 de outubro, quarta-feira às 18:00 hs

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Resumo

A cada nova geração de superaceleradores de partículas a sociedade estremece e pânico por conta de inúmeros cenários de fim de mundo. Tem sido desta forma desde o Bevalac, nos anos de 1960, até o LHC, mais recentemente. Sobrevivemos a todas estas ameaças e, apesar de a tecnologia de aceleradores ser desenvolvida principalmente nos centros de pesquisa básica e universidades, mais de 90% de todos os aceleradores de partículas do mundo encontram-se em hospitais, indústrias e nas nossas casas. Estas máquinas têm sido algumas das mais importantes ferramentas da humanidade, em mais de um século, na investigação das estruturas mais fundamentais do Universo. Também foram responsáveis por algumas das mudanças mais drásticas na vida do ser humano. Vamos conversar a respeito de diversas tecnologias utilizadas em aceleradores, algumas de suas descobertas e, porque não, alguns dos cenários mais inusitados de fim do mundo.

Os Organizadores.