Convite à Física

Data do Evento:
05/11/2014 - 18:00

Convite à Física 2014

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

“Do Pelourinho ao Núcleo da Terra: Investigando as Variações do Dipolo Magnético Terrestre”

Palestrante: Prof. Ricardo Ivan F. da Trindade, IAG-USP

Data: dia 05 de novembro, quarta-feira às 18:00 hs

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Resumo

O campo magnético terrestre (CMT) nos protege das partículas de alta-energia enviadas pelo vento Solar. Mas esse nosso 'escudo' apresenta uma grande variabilidade em diferentes escalas de tempo. Neste seminário trataremos das variações de intensidade do dipolo magnético terrestre em escalas de tempo que vão de centenas de anos (arqueomagnetismo) até milhões, ou mesmo bilhões de anos (paleomagnetismo). Estas variações estão associadas a processos que ocorrem no interior da Terra e podem auxiliar na compreensão da evolução dos envelopes mais profundos do planeta e de sua relação com efeitos observados em superfície. Dentre as questões que procuraremos abordar estão: Quando a Terra começou a ter campo magnético? Quando o núcleo interno, sólido, da Terra foi formado? Qual o comportamento do dipolo magnético terrestre nos últimos milênios? Será que estamos caminhando para uma nova reversão? As respostas a essas questões dependem da obtenção de dados em toda a superfície terrestre e muito se tem a fazer na América do Sul, que contribui com menos de 1% do banco de dados mundial. A partir de medidas efetuados por nosso grupo nos últimos seis anos, analisando desde rochas formadas há mais de um bilhão de anos até os tijolos de casas e igrejas do Pelourinho, em Salvador, apresentaremos os princípios básicos de aquisição de magnetização em rochas e artefatos arqueológicos, os métodos utilizados nas medidas de paleointensidades e os desafios teóricos e experimentais nessa área de estudos.

Os Organizadores.