Spins de Elétrons Estacionários Controlados por Corrente

Spin de Elétrons Estacionários Controlados por Corrente. xxxx

xxx  Trabalho publicado por Felix Hernandez e colaboradores
na Physical Review Letters em 9 de Maio de 2016

Um estudo da deriva e difusão de spins em sistemas bi-dimensionais foi publicado em Phys. Rev. Lett por um docente do DFMT, Prof. Felix Hernandez. Além da Universidade de São Paulo, a colaboração incluiu pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia, da IBM e do ETH em Zurich na Suíça, e da Universidade de Tohoku no Japão. Esta publicação, em Maio de 2016, é o resultado de dois anos de trabalho iniciado por uma visita do Prof. Hernandez à IBM em Março de 2014.

A deriva e difusão de portadores de carga em nanoestruturas semicondutores são a base da tecnologia da informação. Na presença da interação spin-órbita (SOI), os spins dos elétrons em movimento precessam sobre campos magnéticos que dependem do vetor momento k dos elétrons. Em um gás de electrons bidimensional, uma polarização de spin local se expande difusamente em um modo de spin que possui um padrão de polarização espacial que é característico do SOI. Um desvio adicional por ser induzido por um campo elétrico mas sem modificar o período de precessão espacial no caso de SOI linear. Isto é porque spins que viajam uma certa distância e direcção irão precessar, em média, o mesmo ângulo, independentemente da forma como o percurso é distribuído entre difusão e de deriva. Portanto, nenhuma precessão de spin deve ocorrer para os elétrons quase-estacionários, ou seja, para elétrons onde a deriva é compensada por difusão. Nesta publicação, foi observada experimentalmente uma inesperada precessão de spin induzida para elétrons estacionários, na ausência de um campo magnético externo. O fenômeno foi explicado considerando um campo spin-órbita de Dresselhaus cúbico.

Leia mais em:

Destaque em Física da SBF - Semana 19/05/2016