Uso dos recursos G Suite for Education

Assunto: USP estabelece Termo de Cooperação com a Google para uso dos recursos G Suite for Education.

Prezados Dirigentes e Gestores de TI da USP,

A USP e a Google firmaram um termo de cooperação que possibilitará a alunos, alumni (exalunos), docentes e servidores técnicos e administrativos da Universidade a utilização dos recursos que compõem a ferramenta G Suite for Education.

Tais recursos incluem o uso ilimitado dos serviços de e-mail, com controle de spam, calendário, contato, comunicação digital, annazenamento e compartilhamento de documentos.

Para os membros da comunidade universitária, essa cooperação possibilitará armazenamento ilimitado de dados na nuvem e acesso e administração do e-mail USP por mecanismos iguais ao Gmail, customizados para o ambiente da Universidade.

A parceria proporcionará economia de aproximadamente RS 6 milhões por ano, que seriam gastos pela USP para manter o serviço de gerenciamento das mensagens. Todos os e-mails @usp.br serão paulatinamente transferidos para o novo sistema. Os usuários continuarão com o mesmo endereço que já possuem.

O processo de transição será realizado em duas etapas. A primeira será a da transferência da conta" em que todas as novas mensagens serão lidas no novo sistema.

A segunda corresponde à transferência das mensagens anteriores, que serão migradas gradualmente. O atual serviço de e-mail (https://correio.usp.br) continuará disponível aos usuários até novembro de 2017 para consultas aos e-mails anteriores à data de migração.

O projeto piloto terá início a partir do dia 2 de janeiro de 2017, com os servidores da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Adicionalmente, a partir desta data, as novas contas de e-mails de alunos, ex-alunos, docentes e servidores da USP já serão criadas na nova plataforma USP-Google.

A partir de fevereiro de 2017, o novo ambiente USP-Google será disponibilizado para que os usuários USP com e-mails @usp.br optem pela migração até maio. Após essa data os e-mails serão automaticamente migrados pela STI para o novo ambiente USP-Google.

Fonte da notícia:

Ref. 1/1: http://www.if.usp.br/pub/temp/Of_STI_094_de_09_12_2016.pdf

Ofício STI 094/2016

São Paulo, 09 de dezembro de 2016.

jef/vbtg