Programa Ano Sabático 2019 do IEA-USP

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA ANO SABÁTICO DE 2019

Docentes da USP interessados em participar do Programa Ano Sabático 2019 do Instituto de Estudos Avançados (IEA) já podem enviar seus projetos de pesquisa e súmulas curriculares. Os candidatos têm até o dia 31 de julho para fazer as submissões. Esta é a quarta edição do projeto, estabelecido em 2015 pela Resolução nº 7.069. O programa permite que professores se afastem de suas funções (didáticas e administrativas) nas respectivas unidades e desenvolvam pesquisas individuais e interdisciplinares no IEA.

O Conselho Deliberativo e a Comissão de Pesquisa do Instituto selecionarão até seis projetos por semestre, cada um deles com duração flexível de seis meses a um ano. As pesquisas poderão ser desenvolvidas tanto na sede do IEA, no campus da capital, quanto nos polos de Ribeirão Preto e São Carlos. A Pró-Reitoria de Pesquisa destinará R$ 6.000,00 por semestre para cada projeto aprovado.

Para se candidatar, o docente deve ter, no mínimo, 7 anos de efetivo exercício de suas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) até a data de início da pesquisa. Durante o período de desenvolvimento do projeto, os pesquisadores deverão realizar ao menos uma conferência por semestre de participação, bem como  produzir um artigo inédito e original ou outro produto, de escolha do candidato, aprovado em seu projeto.

Inscrição e padronização

Para se inscrever, é necessário encaminhar, para o email academicoiea@usp.br, um projeto interdisciplinar em qualquer área do conhecimento e justificar porque sua pesquisa deve ocorrer no IEA-USP. A análise das candidaturas levará em consideração, além dos projetos, as súmulas curriculares que também devem ser submetidas.

Ademais, o concorrente deve apresentar uma demonstração de aprovação de sua participação no Programa por parte do Conselho de Departamento ou colegiado equivalente, bem como por parte da Congregação ou colegiado máximo de sua unidade/órgão.

Os projetos de pesquisa devem ter no máximo 12 páginas e as súmulas, no máximo quatro páginas. Ambos devem ser submetidos em formato A4, com margens esquerda e direita de 3 cm e margens superior e inferior de 2,0 cm. As fontes podem ser Arial, tamanho 10 ou Times New Roman, tamanho 11.

Atenção

Junto ao projeto e à súmula, é preciso encaminhar as aprovações de participação do Conselho de Departamento ou colegiado equivalente, e da Congregação ou colegiado máximo da unidade/órgão. Portanto, a tramitação do pedido na unidade deve ser iniciada com a maior antecedência possível.

Veja instruções na página do programa e o edital completo.

Edições anteriores

Em 2018, a terceira turma do Programa Ano Sabático desenvolve suas atividades. Ao final deste ciclo, 20 professores já terão passado pelo projeto, deixando um frutífero legado para o IEA. Veja os docentes selecionados para a primeira,  segunda e terceira edições. Durante este ano, os pesquisadores sabáticos desenvolverão projetos nas áreas de arqueologia, direito, artes cênicas, economia, educação e história, além de traçar paralelos entres estas e outras áreas do conhecimento.

FONTE DA NOTÍCIA: IEA-USP