Um reconhecimento aos cientistas brasileiros

Da Assessoria de Imprensa do Instituto de Física da USP:

CERIMÔNIA DE ENTREGA DA ORDEM NACIONAL DO MÉRITO CIENTÍFICO

Crédito da imagem: Ana Paula Freire

Em cerimônia realizada ontem, dia 17.10.2018, no Palácio do Planalto, em Brasília, personalidades ligadas ao meio científico, pesquisadores, professores e dirigentes de entidades, receberam as insígnias referentes à Ordem Nacional do Mérito Científico.

A Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993 e visa homenagear quem tem contribuído de forma significativa para o avanço da ciência e seu desenvolvimento no Brasil. Trata-se de uma ordem honorífica e os agraciados podem ser brasileiros ou estrangeiros.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) havia aberto prazo de trinta dias no mês de fevereiro deste ano para que a comunidade científica fizesse as indicações de novos membros. No mês de abril, uma comissão composta por membros da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), MCTIC (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e Academia Brasileira de Ciências (ABC) reuniu-se e fez as indicações com pareceres para submissão ao Conselho da Ordem, presidida pelo Presidente da República, que anunciou as escolhas.

Três pesquisadores do Instituto de Física da USP foram agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico. O professor Paulo Artaxo Netto foi promovido para a Classe Grâ-Cruz e os professores Antonio José Roque da Silva e Sylvio Roberto Accioly Canuto admitidos na Classe de Comendador.

Segundo o Professor Paulo Artaxo, a comenda é um reconhecimento aos cientistas que lutam para manter o protagonismo da ciência do País em diferentes áreas. “Eu só posso me sentir muito honrado, porque a Ordem Nacional do Mérito Científico é a maior comenda científica concedida aos cientistas brasileiros. Sem ciência, não há desenvolvimento, nenhuma nação avança. Então, não deixa de ser um reconhecimento da sociedade ao nosso trabalho, ao desafio que temos de manter a alta qualidade de nossas pesquisas”.

Links de notícias relacionadas:

Data Publicação:
quinta-feira, 18 Outubro, 2018
Data de Término da Publicação da Notícia:
sexta-feira, 30 Novembro, 2018