USP testa moléculas com potencial de interromper ciclo do novo coronavírus

Esperança é encontrar molécula que iniba enzima do vírus para evitar que ele complete formação de RNA, processo fundamental em sua multiplicação

Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.

A hipótese que será colocada à prova pelos cientistas do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) é a de que essas moléculas são capazes de interromper o ciclo biológico do novo coronavírus inibindo uma de suas enzimas: a Mpro. Se isso ocorrer, será possível evitar que o vírus complete a formação de RNA, processo fundamental para sua multiplicação pelo organismo. Além de cientistas do IQSC e do ICB, o trabalho conta com a atuação de pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Saiba mais...

Imagem: Henrique Fontes/ IQSC