O que é a 'luz proibida', descoberta que pode revolucionar a física quântica

Um tipo de luz "que não deveria existir" pode abrir as portas para um mundo ainda desconhecido

Por: BBC. Acesse aqui a matéria original.

Cientistas da Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, afirmam ter descoberto uma forma de acessar propriedades únicas da física quântica ao usar ondas de luz em altas frequências para acelerar supercondutores. De acordo com um estudo publicado na revista Physical Review Letters, após rastrear a luz emitida por pares de elétrons acelerados (chamados de pares de Cooper), eles encontraram (...) luz com o dobro da frequência de entrada usada para acelerar os elétrons. "Essas emissões do segundo harmônico deveriam ser proibidas (pelas leis da física tradicional) em supercondutores. Isso vai contra o saber convencional", disse Jigang Wang, principal autor do estudo. Saiba mais...

Imagem: Jigang Wang/ Iowa State University