Indivíduos solitários podem servir à conservação da espécie

Comportamento pode fazer parte de uma estratégia biológica de sobrevivência, sugere estudo internacional com participação de pesquisador brasileiro

Por: Artur Alegre, Revista Planeta. Acesse aqui a matéria original.

A organização coletiva é uma estratégia de sobrevivência observada em muitas espécies, das formas de vida microscópicas até alguns dos maiores animais conhecidos. Mas indivíduos solitários – aqueles deslocados, que não seguem as tendências do grupo – são quase tão comuns quanto e, de acordo com um estudo publicado no último mês de março no periódico “PLOS Biology”, os solitários podem servir também a um propósito crucial para a conservação da espécie. A descoberta foi possível graças a experimentos realizados com a ameba Dictyostelium discoideum na Universidade de Princeton, em Nova Jersey, Estados Unidos, por uma equipe multidisciplinar e internacional que contou com o pesquisador Ricardo Martinez-Garcia, professor Simons-Fapesp no Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) e no Instituto de Física Teórica da Unesp (IFT-Unesp), câmpus de São Paulo. Saiba mais...

Imagem: Tyler Larsen/ Wikimedia