Físicos aplicam geometria curva para projetar circuitos atômicos

Um estudo teórico realizado por François Impens, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Romain Duboscq e David Guéry-Odelin, da Universidade de Toulouse, França, mostra como projetar um guia de onda para átomos mais eficiente que os atualmente utilizados em laboratório

Por: SBF. Acesse aqui a matéria original.

Explorando a dualidade onda-partícula da mecânica quântica, os pesquisadores aplicaram técnicas da mecânica clássica para geometrias curvas, conseguindo reduzir a oscilação dos átomos quando passam pelas curvas acirradas de um circuito. (A pesquisa está relacionada à) atomotrônica, uma nova área da física, análoga à eletrônica. Ao invés de circuitos de elétrons, (os pesquisadores da área) estudam o desenvolvimento de circuitos para átomos, controlados por meio de lasers e campos magnéticos. Saiba mais...

Imagem: Reprodução/ YouTube