Estudo termodinâmico confirma plasma de quarks e glúons no LHC

Um estudo realizado por Fernando Gardim, da Universidade Federal de Alfenas, campus de Poços de Caldas, Minas Gerais, e colaboradores da Universidade de São Paulo e da Universidade Paris-Saclay, França, confirmou a geração de um plasma de quarks e glúons no LHC, obtendo sua temperatura e outra grandeza termodinâmica, sua densidade de entropia

Por: SBF. Acesse aqui a matéria original.

Quarks e glúons formam os prótons, os nêutrons e outras partículas chamadas de hádrons. Essas constituintes fundamentais da matéria só se manifestam livremente em condições especiais de altíssima energia, como aquelas logo após o big bang, nos primeiros microssegundos do Universo, e no interior de estrelas de nêutrons. Na Terra, experimentos como o LHC procuram reproduzir essas condições em colisões de núcleos atômicos pesados acelerados a velocidades próximas à da luz. Saiba mais...

Imagem: Nat. Phys. 16, 615–619 (2020)