Self-driven phase transitions in living matter

A série de colóquios on-line Physics Discussions, do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), terá uma nova edição nesta quarta-feira (24/03) com o tema “Self-driven phase transitions in living matter”

Por: Agência FAPESP. Acesse aqui a matéria original.

O pesquisador convidado é o biofísico Joshua Shaevitz, professor da Princeton University e codiretor do Centro NSF para a Física da Função Biológica, nos Estados Unidos. Usando como exemplo a bactéria Myxococcus xanthus, o pesquisador abordará a influência da motilidade de células no comportamento coletivo. Essa bactéria, que vive no solo, é um organismo que usa a motilidade coletiva para caçar em matilhas gigantes quando perto de uma presa, assim como para formar estruturas macroscópicas protetoras, compostas por milhões de células, quando o alimento é escasso. Saiba mais...

Imagem: Divulgação