Cem estudantes, três continentes conectados: como é ser físico de partículas por um dia no Masterclasses do IFUSP

Nos dias 12 e 13/03 ocorreu a versão de 2021 do evento Masterclasses Hands On Particle Physics do IFUSP. Neste ano, por conta da pandemia, o evento foi todo online, com a participação de aproximadamente 100 alunos do ensino médio e professores.

Por: HEPIC@IFUSP

Após as palestras iniciais dos professores Ivã Gurgel e Marcelo Munhoz - que abordaram física de partículas, aceleradores, o LHC e o experimento ALICE - os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o experimento ALICE “ao vivo" a partir de uma visita virtual guiada pelo Prof. David Chinellato da UNICAMP. Além de conhecer “de perto” o experimento, os alunos puderam fazer perguntas sobre o LHC e saber como é realizar pesquisas em um experimento tão grande.

Realizaram também análise de dados reais tomados pelo ALICE, tutorados por estudantes do grupo HEPIC@IFUSP e usando um programa especialmente desenvolvido para a edição online deste ano. Essa versão do programa pode ser acessada de qualquer navegador, o que permitiu expandir o evento para outros países: a turma de participantes incluiu alunos de Angola sob a tutela do Prof. Adolfo C. Chinhama, de Luanda.

Ao final, os alunos participaram de uma videoconferência organizada por pesquisadores do CERN, tendo uma especial oportunidade de interagir com cientistas que atuam no LHC, fazendo muitas perguntas interessantes e aprendendo um pouco mais sobre essa fascinante área da física. O Masterclass Hands on Particle Physics é uma programa ligado ao International Particle Physics Outreach Group (IPPOG) e realizado anualmente no IF. As edições ligadas ao experimento ALICE são organizadas pelos docentes Marcelo Munhoz e Ivã Gurgel.

Imagem: Divulgação/ HEPIC@IFUSP