Trabalho realizado no IFUSP é destaque na Physics of Plasmas

O artigo Two co-existing turbulent regimes discovered in magnetically confined plasma publicado este mês na Revista Physics of Plasmas, tem como autor principal o pós-doutorando Felipe A.C Pereira, do laboratório de Física de Plasmas do IF, e conta com participação de docentes do grupo. 

Adaptado de API Publishing: Acesse aqui a matéria e o artigo.


Um dos grandes desafios no uso de tokamaks para a geração de energia  é que o plasma confinado magneticamente está sujeito a explosões curtas e intensas de calor e partículas, levando a severas perdas de energia e danos à parede do reator.

Para aprender mais sobre como as explosões se formam e como controlá-las, pesquisadores desenvolveram o helimak, uma versão simplificada do tokamak que permite um controle da turbulência. No estudo, foi encontrada uma região de transição onde a turbulência apresenta dois regimes alternados: um consiste em flutuações gaussianas, ou normais, nas quais as explosões são suprimidas. O outro, dominado por explosões, é caracterizado por uma seqüência de pulsos e explosões de curta duração com amplitudes aleatórias.
 

Analisando sinais de sondas eletrostáticas em diferentes posições radiais da máquina, os pesquisadores descobriram mudanças no regime de turbulência nas proximidades da placa de polarização, indo da turbulência explosiva à distribuição gaussiana. Verificou-se que a transição entre os regimes de turbulência depende da posição radial do uso de polarização eletrostática na supressão de explosões. “Enquanto a região próxima à aplicação do enviesamento (bias) muda de regime de turbulência, a região mais distante quase não é afetada pelo enviesamento, mantendo uma turbulência mais explosiva”, comenta o autor Felipe A.C. Pereira.

Um regime alternado foi encontrado entre as regiões, com tempo parcial no regime explosivo e parcial no regime suprimido. Os pesquisadores esperam desenvolver um método e modelo confiáveis ​​para identificar e explicar essas transições entre os regimes de turbulência.


Gráfico: original do artigo 'Two co-existing turbulent regimes discovered in magnetically confined plasma'

 

Desenvolvido por IFUSP