Momento Tecnologia #48: Supercomputador Cluster Euler pode auxiliar projetos de diversas áreas

Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP otimizaram equipamento, destinado a processamentos de alto desempenho, constituído por vários processadores que operam em conjunto

Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.

Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos otimizaram um equipamento destinado a processamentos de alto desempenho, o supercomputador Cluster Euler. O professor Fabrício Simeoni de Sousa, do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística, trabalha diretamente com o supercomputador e explica que ele é constituído por vários processadores conectados que operam em conjunto: “São cerca de 150 máquinas, totalizando mais de 3.200 núcleos físicos de processamento ligados a uma rede ultrarrápida. É um ambiente que propicia alto desempenho em aplicações que podem ser rodadas em paralelo”. Saiba mais...

Imagem: Divulgação/ Reprodução