O papel do Brasil no combate às mudanças climáticas globais

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as atividades humanas têm sido a principal responsável pelas mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás. Segundo o 6º Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), se nada for feito, o aquecimento global pode chegar a 3,2º C em 2030, um número muito além do limite de 1,5º C adotado pelos países de todo o mundo no Acordo de Paris de 2015.
Por: Observatório do Terceiro Setor.
Acesse aqui a matéria original.

Ainda segundo o relatório do IPCC, as mudanças climáticas podem ter consequências irreversíveis, principalmente em relação às populações mais vulneráveis socioeconomicamente. Mesmo assim, no Brasil, o governo federal cortou 93% da verba para pesquisas sobre o assunto. Dessa forma, o país possui um enorme desafio para cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 13 da Agenda 2030 da ONU, que diz respeito ao combate às mudanças climáticas.

Para refletir sobre Mudanças Climáticas, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (23/06), Ricardo Abramovay, professor sênior do Programa de Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da USP e autor livro “Amazônia: Por uma Economia do Conhecimento da Natureza“; e Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP, que trabalha com Física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais.

O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual. Saiba mais...