30° Programa Bolsas de Verão CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realiza anualmente o Programa Bolsas de Verão (PBV).
Por: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Acesse aqui a matéria original.
--

O principal objetivo desse Programa é difundir ciência e estimular jovens estudantes a seguirem carreiras científicas e de desenvolvimento tecnológico.

O programa é destinado, exclusivamente, a estudantes matriculados em cursos de graduação universitária das áreas de Ciências Exatas e da Terra (incluindo Engenharias e Tecnologias) e Ciências Biológicas e da Saúde de instituições universitárias localizadas em países da América Latina e Caribe. O desafio de cada estudante selecionado(a) é desenvolver um plano de trabalho dentro de um projeto de pesquisa multi- e/ou interdisciplinar proposto por pesquisadores do CNPEM e apresentar seus resultados na forma de seminários e de um relatório final de pesquisa.

O PBV foi realizado pela primeira vez em janeiro e fevereiro de 1992, quando o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) desenvolvia o projeto de um acelerador de elétrons para a produção luz síncrotron, primeiro equipamento desse tipo no Hemisfério Sul. A partir daquele ano, o Programa passou a ser regularmente realizado sempre nos meses de verão no Brasil e, também, período de férias para os estudantes universitários da América Latina e Caribe.

Com a expansão do CNPEM, o PBV passou a ser realizado de forma integrada, recebendo mais de 400 estudantes ao longo das 29 edições realizadas até 2020.

Após um hiato provocado pela pandemia de COVID-19, o PBV será retomado no verão de 2023, para a sua 30ª edição. Saiba mais...