Aumento dos inscritos na FUVEST para o curso de Física

Da Assessoria de Comunicação do IFUSP:

As visitas monitoradas e o aumento do número de inscritos no vestibular

Apesar de ocorrerem variações pequenas na relação candidato/vaga é notório o interesse dos jovens pelo curso de física, tanto no bacharelado, como na licenciatura. Houve um aumento de quase 9% no total de inscritos no vestibular da FUVEST para o curso de física entre 2015 e 2016.

As visitas monitoradas ao Instituto de Física têm ajudado os estudantes do ensino médio na hora da escolha da profissão e, junto com outras ações realizadas pela universidade, elas contribuíram para que os candidatos que vão prestar a primeira fase do vestibular da FUVEST no próximo domingo pudessem fazê-lo de forma consciente e com mais convicção.

No total foram 24 escolas e 867 estudantes, além de 55 professores que também fizeram as visitas aos laboratórios. Neste ano, as visitas monitoradas ocorreram em quatro ocasiões (16/04, 14/05, 12/08 e 1º/10). Segundo Mônica Pacheco, secretária da Comissão de Cultura e Extensão e responsável por organizar os eventos: “foram superadas todas as expectativas de público, mas o Instituto de Física se preparou bem para receber os visitantes, treinamos e organizamos mais de 40 monitores para recepcionar e guiar nas visitas aos 17 laboratórios e ao Show da Física, além do oferecimento de palestras sobre o curso e a profissão de físico que foram ministradas por docentes do Instituto”.

Para a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, responsável pelo programa USP e as Profissões, o Instituto de Física foi uma das Unidades de Ensino que mais recebeu visitantes neste ano.

Tudo é preparado com muito carinho para que os alunos se sintam pertencentes ao ambiente universitário e depois queiram retornar como estudantes da USP.

Contribuir para a tomada de decisão sobre qual carreira escolher na hora de prestar o vestibular é um dos objetivos das visitas monitoradas, porém a vinda dos estudantes ao Instituto de Física representou muito mais do que uma visita guiada. Para aqueles que aqui estiveram foi uma oportunidade de conhecer pela primeira vez a Universidade de São Paulo, suas instalações e aqui eles puderam ter esclarecimentos de que é possível entrar numa universidade pública, gratuita e de alta qualidade. Muitos alunos desconheciam que a USP é gratuita.

Seguir a carreira como licenciado ou bacharel em física foi uma das possibilidades apresentadas, mas o objetivo principal das visitas foi cumprido, elas ajudaram a aproximar os estudantes da USP.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação do IFUSP

11 – 3091-6965 – e-mail: noticias@if.usp.br

Data Publicação:
terça-feira, 24 Novembro, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
domingo, 29 Novembro, 2015