Implantador (LIO)

Feixes iônicos, tanto servem para caracterizar uma amostra como para modificá-la. A modificação de materiais é o caso da Implantação Iônica, método que vem sendo utilizado para testes de dosímetros e para alteração de dispositivos semicondutores e de superfícies metálicas, nesse caso, visando sua passivação contra corrosão. Nesse sentido, foi idealizada a criação de um Laboratório de Implantação Iônica, LIO para modificação de materiais e polímeros.

O laboratório é composto por dois implantadores de íons ( com tensões de aceleração de 300kV e 70kV),  câmaras de alto e ultra-alto vácuo, para tratamento e modificação de materiais, que diversifica e amplia o leque de serviços oferecidos no LAMFI. O laboratório originalmente utilizado pelo Dr. J. Biersack, foi desativado no Hahn-Meitner Institut (HMI), em Berlin na Alemanha e doado ao Instituto de Física da USP.

O implantador de 75kV do LAMFI-USP doado pelo Hahn-Meitner Institut, Alemanha.