As novas tecnologias quânticas e a nova concepção  de informação

Data de Início:
quinta-feira, 23 Março, 2017 - 16:00
Palestrante:
Luiz Davidovich
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Uma nova tecnologia quântica, desenvolvida em diversos laboratórios, permite o controle preciso de partículas quânticas individuais, e tem levado a uma nova visão da noção de informação. Aplicações ousadas têm sido consideradas, baseadas em propriedades sutis do mundo quântico, como o princípio da superposição e o emaranhamento, entre as quais a criptografia e a computação quânticas. Este colóquio fará uma revisão da revolução conceitual provocada por esses avanços recentes, com ênfase na estreita relação entre novos resultados teóricos e as possíveis aplicações.

DADOS DO PALESTRANTE: O Prof. Davidovich fez a graduação em Física na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968) e o  doutorado em Física na Universidade de Rochester (1975). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Presidente da Academia Brasileira de Ciências, e é membro da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e da National Academy of Sciences (E.U.). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Óptica Quântica e Informação Quântica, atuando principalmente nos temas de emaranhamento quântico, descoerência, dispositivos para computação quântica, reconstrução de estados quânticos, teoria do laser e metrologia quântica.  Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2000, com o Prêmio TWAS de Física em 2001, e com o Prêmio Álvaro Alberto (CNpq) e a Medalha Tamandaré (Marinha do Brasil) em 2010.

Veja o CARTAZ

Rua do Matão, 1371 - travessa R