Estudando Informação Quântica com Luz e Átomos

Data de Início:
quinta-feira, 24 Setembro, 2020 - 16:00
Palestrante:
Prof. Dr. Marcelo Martinelli - Instituto de Física da USP - Departamento de Física Experimental
Local:
Videoconferência

O tratamento da mecânica quântica como uma teoria de informação abre por um lado novas linhas de estudo sobre os seus fundamentos, enquanto que por outro abre possibilidades enormes para o processamento de informação, simulação de sistemas, e solução de problemas matemáticos considerados até então intratáveis. Neste contexto, a ideia de um “computador quântico” fica como a promessa de uma nova revolução tecnológica. Mas qual o substrato para este sistema?

Dentro do cenário competitivo entre diferentes candidatos para o “hardware quântico”, discutirei as vantagens e os desafios da ótica quântica e da física atômica no processamento quântico de informação, e como os grupos experimentais no país se inserem dentro do contexto internacional. Afinal, quais as possibilidades para os próximos anos nesta a área?"

Sobre o Palestrante: Professor Titular do Instituto de Física da USP, obteve o doutorado nesta mesma instituição em 2002, Trabalhou ainda no Laboratoire Kastler-Brossel, com o Prof. Claude Fabre, e na Universidade de Toronto, com o Prof. Aephraim Steinberg. Atuando em ótica quântica e física atômica, investiga as aplicações de estados não-clássicos da luz em problemas de comunicação e informação quântica.

Palavras chaves: emaranhamento, oscilador paramétrico ótico, física atômica