Desvendando a vida no Universo com luz síncrotron

Data de Início:
quinta-feira, 26 Novembro, 2020 - 16:00
Palestrante:
Prof. Dr. Douglas Galante - Laboratório Nacional de Luz Síncrotron - LNLS
Local:
Videoconferência

Resumo: A luz síncrotron é uma ferramenta poderosa que nos permite estudar uma grande variedade de materiais, da macro à nano-escala. Suas propriedades únicas são especialmente úteis para um dos maior desafios atuais da ciência, compreender a origem e evolução da vida em nosso planeta. A astrobiologia é uma área de pesquisa que foi criada exatamente para atacar esses problemas com uma abordagem multi e interdisciplinar, e atualmente ela está em franca expansão no Brasil. No LNLS temos desenvolvido metodologias para estudar a vida em ambientes extremos do planeta, e também para caracterizar alguns dos fósseis mais antigos já descritos. Esse conhecimento sobre a vida na Terra é essencial para servir de base para as missões de busca de vida fora da Terra, seja com sondas robóticas, in situ, seja com o retorno de amostras para serem analisadas em nossos potentes equipamentos. Iremos comentar também os recentes esforços para detectar bioassinaturas em atmosferas de planetas do Sistema Solar e exoplanetas, como o caso da fosfina em Vênus e metano em Marte.

Sobre o Palestrante: Douglas é pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, coordenando o Grupo Carnaúba, uma das mais avançadas estações de pesquisa do novo acelerador Sirius. É também pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da Universidade de São Paulo, liderando essa nova área de pesquisa no país. Graduado Ciências Moleculares e doutor em Astronomia pela USP, Douglas foi um dos pesquisadores pioneiros no país na área de Astrobiologia, tendo defendido uma das primeiras teses neste tema. Atualmente, atua na área de ciências planetárias, estudando ambientes planetários simulados e análogos terrestres, buscando uma melhor compreensão de como sistemas biológicos, químicos e geológicos se comportam em condições extremas. Faz uso intenso de técnicas analíticas e espectroscópicas para os estudos em laboratório, os quais complementa com trabalhos teóricos e pesquisas de campo.

Palavras-chaves: síncrotron, acelerador Sírius, astrobiologia

Acesso:

► Via Zoom (para participação ao vivo): zoom.us/j/95791596559
Pelo app, reunião 957 9159 6559
► Ou YouTube (link acima)