Padrão espaço-temporal da disseminação do COVID-19 no Brasil

Profa. Dra. Marcia C. Castro, Harvard University
Local:
Videoconferência

Resumo: O Brasil foi severamente atingido pelo COVID-19, com rápida disseminação espacial de casos e óbitos. Usando dados diários de casos notificados e óbitos, utilizamos diferentes metodos para compreender, medir e comparar o padrão espaço-temporal da disseminação entre os municípios. Indicadores de agrupamento, trajetórias, velocidade e intensidade da interiorização do COVID-19, combinados com índices de medidas políticas mostram que, embora nenhuma narrativa única explique a diversidade na disseminação, a falha de implementação de uma resposta coordenada, que abordasse as desigualdades locais, utilizando o sistema de saúde em seu potencial integral, contribuiu para a disseminação.

Sobre a palestrante: Brasileira, a Profa. Marcia Castro foi a primeira mulher promovida ao cargo de professora titular do departamento. É formada em estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e tem PhD em Demografia pela Universidade de Princeton. Dedica-se a estudos sobre identificação de riscos sociais, biológicos e ambientais associados a doenças transmitidas por vetores nos trópicos, entre outras áreas. A docente publicou textos científicos recentes sobre os avanços e crises do sistema de saúde brasileiro, as implicações da epidemia de zika para os nascimentos e os impactos econômicos dos surtos de dengue.

Palavras-chaves: COVID-19, disseminação, espaço-temporal

► Via Zoom (para participação ao vivo): https://zoom.us/j/99040780268