Edital-IF2015/01 para Infraestrutura de Pesquisa

EDITAL  VINCULADO  AO  PROJETO  FAPESP
RTI 2014/20630-1, PARA  SELECIONAR
PROJETOS  DE  MELHORIA  DA
INFRAESTRUTURA  DE  PESQUISA  DO  IFUSP.

O presente Edital de Infraestrutura Física para Laboratórios de Pesquisa, promovido pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo com recursos da Reserva Técnica Institucional da FAPESP (RTI 2014/20630-1), visa financiar melhorias da infraestrutura física de laboratórios de pesquisa localizados no IFUSP já existentes ou a implantação de laboratórios em geral ou de caráter multiusuário em particular. O Edital tem como objetivo cobrir gastos que não são normalmente apoiados pelos auxílios à pesquisa típicos das agências de fomento ou por recursos orçamentários.

Valor total disponível:
Orçamento mínimo da proposta
R$ 29 000,00
Orçamento máximo da proposta
R$ 120 000,00
Data limite de Inscrição (por e-mail):
15 de fevereiro de 2016, 23:59h
Divulgação do resultado do julgamento:
5 de março de 2016
Data limite para recursos
9 de março de 2016, 23:59h
Data limite para enviar documentos complementares
9 de março de 2016, 23:59h
Resultado final dos projetos aprovados
19 de março de 2016
Início da execução dos projetos
Após aprovação pela FAPESP
Vigência do projeto:
Site com esse texto e instruções
Endereço do formulário para o projeto:
anexo no final da página
Endereço e-mail para enviar o projeto

Da elegibilidade

Atendendo normas da FAPESP, os itens financiáveis  incluem:

Reformas e adaptações físicas de laboratórios e outras despesas para infraestrutura de pesquisa ou para viabilizar a instalação de equipamentos existentes ou por receber. (Não são financiáveis reformas prediais, pinturas, colocação de pisos comuns, instalações elétricas de uso geral, reformas de telhado e paredes e mobiliário de escritório.)

Apoio à manutenção e melhoramentos em infraestruturas coletivas de apoio a pesquisa, tais como:

1. Infraestrutura compartilhada para suporte à pesquisa: centros para manutenção de equipamentos, oficinas mecânicas e/ou eletrônicas para apoio à pesquisa, bibliotecas científicas;
  2. Centros de processamento de dados;
  3. Centrais de fornecimento de gases especiais, de criogenia, etc.;
  4. Equipamentos de medida compartilhados, centrais de instrumentação analítica;
  5. Centrais de ar-condicionado, instalações técnicas de laboratórios de pesquisa;

Organização de cursos para atualização de servidores técnicos dedicados à pesquisa.

Despesas para a transferência de tecnologia, incluindo registro de propriedade intelectual, relativas a resultados do projetos apoiados pela FAPESP, desde que pagas à Agência de Inovação da USP.

Poderão concorrer todos os docentes e técnicos de nível superior ativos do IFUSP. O coordenador do projeto deverá ser um docente do IFUSP. É vedada a participação de um mesmo coordenador em mais de uma solicitação.

Qualquer solicitação que não atenda aos critérios de elegibilidade acima, ou tenha sido enviada fora dos prazos ou padrões solicitados, será desclassificada sem análise de mérito.

As propostas contempladas que não enviarem os documentos relacionados no ítem “Documentos Complementares” até  9/03/2016, serão eliminadas e substituídas por outra(s) que cumpram os requisitos.

Da proposta

Na proposta, redigida conforme modelo  form-edital2015.doc  ou  form-edital2015.rtf,  deverão constar:
  1. Documento texto com a descrição e detalhamento do projeto;
  2. Orçamento por ítem de despesa;
  3. A infraestrutura existente, documentada com fotos e legendas;
  4. O orçamento deverá estar entre R$29 000,00 e R$ 120 000,00.

Os arquivos deverão ser enviados para  edital2015@if.usp.br  num único arquivo “zip” com nome “edital2015-coordenador.zip”. Atente para a data e hora limite de inscrição.

Do julgamento

As propostas serão julgadas quanto ao mérito pela Comissão de Pesquisa do IFUSP e não mais que 7 (sete) propostas serão apoiadas. A critério da comissão, poderão ocorrer ajustes nos ítens solicitados para melhor contemplar as demandas. A proposta contemplada em último lugar poderá ser atendida apenas parcialmente.

Os critérios de mérito são:
1)      Relevância e interesse para a pesquisa no Instituto;
2)      Potencial de alavancagem das pesquisas no IFUSP;
3)      Potencial de compartilhamento dos recursos solicitados;
4)      Antecedentes acadêmicos e técnico-científicos da equipe/serviço.

Documentos Complementares (Prazo: 9 de março de 2016)

Até a data limite de 9 de março de 2016, as propostas que tiverem sido contempladas, deverão:

1)      Encaminhar por email para edital2015@if.usp.br, arquivo pdf com (3) três orçamentos válidos em 4 de abril 2016 para cada ítem de despesa MPN e MPI (Material Permanente Nacional ou Material Permanente Importado), ou orçamento único com carta de exclusividade do representante comercial/vendedor ou justificativa técnica.
2)      Encaminhar original do formulário do projeto assinado por todos os beneficiados e colaboradores nominalmente identificados.

As propostas contempladas que não enviarem os documentos relacionados acima, serão eliminadas e substituídas por outra(s) que cumpram os requisitos.

Da divulgação e outras observações

Os proponentes concordam implicitamente com a divulgação dos dados de seus projetos no “site” do IFUSP.

Os recursos para o presente edital dependem de aprovação do Projeto de Infraestrutura Institucional RTI 2014/20630-1 pela FAPESP. Os valores poderão ser ajustados em caso de concessão parcial, podendo ser cancelados caso o projeto seja denegado pela FAPESP.

Divergências e omissões serão julgadas pela Comissão de Pesquisa do IFUSP.