Colóquio - Fukushima:Passado, Presente e Futuro

Prof. Johnny Ferraz Dias - UFRGS
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9 na escala Richter, seguido de um tsunami, atingiu a província de Fukushima, na região de Tohoku, localizada no leste do Japão. Tais eventos causaram o desastre nuclear mundialmente conhecido como o acidente de Fukushima. Desde então, o Japão adotou uma série de medidas para a remediação e recuperação de áreas afetadas pelo desastre nuclear. Nesta palestra, serão discutidos conceitos básicos de física nuclear relacionados com o acidente, incluindo os princípios de funcionamento dos reatores de Fukushima Daichii. Iremos discutir também os eventos que levaram ao derretimento do núcleo do reator e suas consequências. Além disso, serão discutidas as medidas adotadas pelos japoneses para a remediação dos problemas causados pela contaminação radioativa de solos, água e alimentos em geral. Finalmente, discutiremos o futuro da utilização da energia nuclear, destacando seus benefícios e riscos.

Informações sobre o palestrante:

O Prof. Johnny Ferraz Dias fez a graduação (1986) e o mestrado (1989) no IFUSP, o doutorado em Ciências Físicas na Universiteit Gent (1994), na Bélgica, e o pós-doutorado no Louisiana Accelerator Center da University of Louisiana at Lafayette (Estados Unidos) entre 2007 e 2008. Atualmente, é Professor Titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde é Coordenador dos aceleradores do Laboratório de Implantação Iônica.  Ele atua tanto em física básica como em física aplicada, utilizando principalmente as técnicas PIXE (Particle-Induced X-ray Emission), Micro-PIXE, RBS (Rutherford Backscattering Spectrometry), RBS canalizado, NRA (Nuclear Reaction Analysis) e MEIS (Medium Energy Ion Scattering).

Rua do Matão, 1371 - travessa R

Transmissão no site: www.iptv.usp.br