Turbulência em plasmas confinados magneticamente

Data de Início:
quinta-feira, 20 Abril, 2017 - 16:00
Palestrante:
Prof. Zwinglio de Oliveira Guimaraes - IFUSP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

O entendimento e posterior controle da turbulência na região periférica de plasmas confinados magneticamente é uma etapa importante para aprimorar o confinamento e diminuir a perda de partículas nos futuros reatores de fusão nuclear. O plasma desta região apresenta propriedades universais, com intensa flutuação de densidade local (desvio-padrão comparável com o valor médio) e onde se observam eventos extremos de grande amplitude (diversos desvios-padrões acima do valor médio). Serão apresentados e comparados estudos realizados no tokamak TCABR (IFUSP) e no dispositivo de confinamento magnético Texas Helimak (University of Texas at Austin) sobre o controle da turbulência por meio de campos elétricos e sobre a propagação de estruturas coerentes associadas aos eventos extremos.

INFORMAÇÕES SOBRE O PALESTRANTE: O Prof. Zwinglio fez a graduação (1995), o mestrado (1998) e o doutorado (2004) no IFUSP.  Fez vários pós-doutoramentos na USP (até 2009) e na Université d'Aix-Marseille (França, 2009-2012), e desde 2013 é Professor do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP.  Tem experiência em Física de Plasmas, principalmente em turbulência e instabilidades magneto-hidro-dinâmicas (MHD).

PALAVRAS-CHAVE (CEZAR) - Plasma, Turbulência, Bursts

Anexos: