Em busca do ponto crítico no diagrama de fase da teoria das interações fortes

Data de Início:
quinta-feira, 18 Maio, 2017 - 16:00
Palestrante:
Prof. Jorge Jose Leite Noronha Junior - IFUSP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

A cromodinâmica quântica (QCD) é a teoria fundamental do modelo padrão de física de partículas que descreve a força forte responsável pelas interações entre quarks e glúons. Através de cálculos de primeiros princípios realizados na rede, foi mostrado que, quando sujeita a temperaturas da ordem de trilhões de Kelvin, a matéria hadrônica usual da QCD sofre uma transição de fase suave (do tipo "crossover") dando lugar a um novo estado da matéria chamado de plasma de quarks e glúons. Uma questão fundamental que permanece sobre a QCD é se a mesma pode apresentar transições de fase de outros tipos e, principalmente, se existe um ponto crítico no seu diagrama de fase em altas temperaturas. Neste colóquio serão discutidos os novos desenvolvimentos teóricos que estão sendo utilizados para desvendar essa questão. Será mostrado como modelos teóricos envolvendo a física de buracos negros em altas dimensões podem ser utilizados para encontrar sinais conclusivos da presença do ponto crítico no diagrama de fase da QCD que podem ser verificados experimentalmente usando colisores de íons pesados ultra-relativísticos.

Informações sobre o palestrante:

O Prof. Noronha fez graduação (2003) em Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o mestrado (2004) em Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o doutorado (2007) em Física na Johann-Wolfgang Goethe Universität Frankfurt/Main (Alemanha), e o pós-doutoramento na Columbia University em Nova York (2008-2011). Desde março de 2011 é Professor do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente nos temas de plasma de quarks e glúons, dualidade AdS/CFT, dinâmica de fluidos relativísticos e teoria de campos a temperatura e densidade finitas.

Veja o CARTAZ

Rua do Matão, 1371 - travessa R