COLÓQUIO - Aspectos Históricos da Teoria Cinética dos Gases: do Atomismo à Equação de Boltzmann

Data de Início:
quinta-feira, 4 Abril, 2013 - 16:00
Palestrante:
Prof. Gilberto Medeiros Kremer - Depto. de Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba
Local:
Auditório Abrahão de Moraes - Instituto de Física da USP

Neste colóquio é apresentada a evolução das ideias relativas à teoria cinética dos gases. Parte-se do conceito de átomo dos filósofos gregos e discute-se a evolução da teoria cinética desde os seus primórdios como uma teoria elementar fundamentada no conceito de livre caminho médio, até a sua forma rigorosa e que se baseia na equação integro-diferencial de Bolzmann. Discutem-se também os paradoxos da reversibilidade de Loschmidt e da recorrência de Poincaré-Zermelo. O colóquio tem por finalidade a divulgação científica da história da teórica cinética dos gases.

Transmissão online:  iptv.usp.br