COLÓQUIO - Conversão entre correntes de carga elétrica, de calor e de spin em nano-estruturas magnéticas: ...

Data de Início:
quinta-feira, 22 Novembro, 2012 - 14:00
Palestrante:
Prof.Dr. Sérgio Resende - Departamento de Física - Universidade Federal de Pernambuco
Local:
Auditório Abrahão de Moraes - Instituto de Física da USP

Nos últimos anos foram descobertos vários fenômenos de transporte dependente de spin que ocorrem em nano-estruturas com filmes de materiais magnéticos e não magnéticos. Dentre eles destacam-se o efeito Hall de spin (spin Hall effect-SHE), o efeito Hall de spin inverso (inverse spin Hall effect-ISHE) e o efeito Seebeck de spin (spin Seebeck Effect-SSE). Esses fenômenos possibilitam a conversão de um tipo de corrente de transporte em outro, seja de carga elétrica, de calor ou de spin. Nesta palestra apresentaremos os conceitos envolvidos nesta área excitante da física de materiais e apresentaremos resultados recentes obtidos no Grupo de Magnetismo e Materiais Magnéticos do DF/UFPE.

Transmissão via IPTV: www.iptv.usp.br