COLÓQUIO - Transientes moleculares: a foto-estabilidade da vida, sua eletro-instabilidade e a aniquilação ressonante de pósitron

Data de Início:
quinta-feira, 8 Agosto, 2013 - 16:00
Palestrante:
Prof. Márcio Teixeira do Nascimento Varella - Departamento de Física Geral do Instituto de Física da USP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes - Instituto de Física da USP

Nesse colóquio, serão abordadas três situações em que estados moleculares transientes, com tempos de vida finitos, precisam ser considerados. A primeira situação de interesse é a base molecular da foto-estabilidade da vida: as biomoléculas, em particular as bases de DNA e RNA, apresentam cromóforos eficientes, capazes de absorver radiação ultravioleta e formar estados excitados dissociativos, que, em princípio, deveriam comprometer a integridade do código genético. Houve, portanto, grande pressão evolutiva para selecionar moléculas foto-estáveis, capazes de dissipar rapidamente a energia absorvida da radiação. Será também discutida a relação entre os mecanismos moleculares responsáveis pela foto-estabilidade e os processos dissociativos induzidos por captura eletrônica, que aqui denominamos “eletro-instabilidade”: elétrons livres constituem o principal produto da interação de radiação ionizante com a matéria biológica, e o papel de ânions transientes no “dano radiativo” de biomoléculas será discutido. Finalmente, iremos abordar transientes pósitron-molécula, em particular os mecanismos de transferência de energia do pósitron aos graus de liberdade vibracionais, responsável por elevar as taxas de aniquilação em ordens de grandeza.

Rua do Matão, travessa R, nº 187
Transmissão no site: www.iptv.usp.br