Laser de Elétrons Livres Operando na Faixa de Terahertz

Prof. Dr. Ricardo Magnus Osório Galvão
Local:
Auditório Abrahão de Moraes
Resumo:  O laser de elétrons livres é uma notável fonte de radiação coerente, pois permite produzir pulsos de radiação de alta potência e sintonizáveis, desde a banda de micro ondas até a de raios X. Um resultado impressionante foi produzido no ano passado no "Linac Coherent Light Source" (LCLS), da Universidade de Stanford, que obteve pulsos ultra rápidos de raios X (1,5 A), milhões de vezes mais brilhantes que as fontes sincrotron mais potentes. Estes pulsos são o suficientemente potentes para fazer imagens de moléculas. Neste colóquio farei uma apresentação da física  básica de lasers de elétrons livres e descreverei as características do primeiro desses dispositivos a ser instalado no País.

VIDEO NO SITE IPTV USP: clique aqui