Aluno de intercâmbio ou mobilidade

Se você já está matriculado(a) em um programa de mestrado ou doutorado nacional, mas deseja cursar algumas disciplinas e/ou desenvolver parte do seu projeto de pesquisa aqui no Instituto de Física, é possível efetuar uma matrícula como aluno(a) de mobilidade, ou de intercâmbio. A partir desse vínculo, você pode passar um período de 3 a 12 meses no Instituto, renovável por mais 12, desde que haja autorização da sua instituição de origem.
Como aluno(a) de mobilidade/intercâmbio, você terá direito à carteirinha da USP para usufruir dos serviços de biblioteca; atividades esportivas; refeição e do Hospital Universitário.

Para formalizar esse tipo de matrícula, é necessário apresentar à Secretaria de Pós-Graduação os seguintes documentos:

a) Carta de recomendação do(a) orientador(a) docente da instituição de origem;
b) Comprovante de matrícula do(a) interessado(a);
c) Termo de adesão para alunos de mobilidade firmado pela instituição de origem;
d) Parecer do(a) docente do IFUSP aceitando supervisionar o(a) estudante (lembrando que este(a) professor(a) precisa estar credenciado(a) no Programa de Pós-Graduação do IF);
e) Plano de pesquisa indicando o início e o término da colaboração no Instituto com cronograma de atividades a serem desenvolvidas na USP dentro do período especificado.

Após análise e aprovação da documentação pela Comissão de Pós-Graduação, o(a) intercambista será cadastrado pela Secretaria no Janus, sistema que reúne todas as informações acadêmicas do(a) estudante durante a permanência em nosso programa.