Apresentação e objetivos

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) é patrocinado pela Reitoria da USP e visa a atender uma exigência da CAPES, cujo regulamento estabelece que alunos de doutorado contemplados com Bolsa Demanda Social da CAPES devem realizar pelo menos um estágio em docência ao longo do curso. Entretanto, o estágio é opcional para todos os pós-graduandos e a Comissão de Pós-Graduação incentiva fortemente a participação do maior número possível de alunos (tanto de mestrado quanto de doutorado), visto que a experiência pode aperfeiçoar a formação do(a) pós-graduando(a) para atividades relacionadas à docência no ensino superior. 
O PAE inclui duas etapas: a "Preparação Pedagógica" (disciplina de 2 créditos com duração de um semestre) e o "Estágio Supervisionado em Docência". Antes de realizar o estágio, o(a) aluno(a) deve cursar a disciplina preparatória
O Estágio abrange diversas tarefas pertinentes ao magistério: seleção de conteúdo curricular e bibliografia de apoio; organização do tempo e de atividades práticas e teóricas; relação e comunicação com os estudantes; aplicação de exercícios e provas. Mestrandos e doutorandos podem se inscrever e concorrer a uma bolsa PAE oferecida pela Reitoria mediante detalhes que serão explicitados com maior profundidade nos links "Regulamento" e "Inscrições e seleção". 
 
Os períodos de inscrição são amplamente divulgados semestralmente nos murais do Instituto, no site e via e-mail. Pedimos aos interessados que fiquem de olho na aba "Calendário", atualizado com as principais datas do processo de seleção de estagiários. Reforçamos: é importante que o(a) aluno(a) leia atentamente todos os subitens do menu-árvore relativo ao Estágio PAE.

Saiba mais sobre o PAE por meio do link da Pró-Reitoria de Pós-Graduação: "o que é o PAE?".