Doutorando conta sobre seu estágio de pesquisa em Lisboa, Portugal

Por Renata Matsumoto

Publicado em 21/08/2015

Níkolas Kemmerich é aluno de doutorado do Instituto de Física da USP, sob orientação da Profa. Ivone Freire da Mota e Albuquerque, e foi um dos discentes contemplados com uma bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da CAPES. Níkolas foi para Lisboa em abril de 2015 e ficará em Portugal até dezembro deste ano. Seu estágio está sendo realizado no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e é parte dos estudos que  desenvolve no IFUSP sobre o tema "Investigação da Componente Fotônica dos Raios Cósmicos Extremamente Energéticos". Conheça um pouco mais do trabalho de Níkolas no relato do aluno:

"O Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas - LIP aqui de Lisboa, Portugal, participa ativamente dos experimentos de colaborações internacionais que são cruciais para o entendimento dos fundamentos da natureza, para citar alguns: AMS, LHC, AUGER, SNO+ (www.lisboa.lip.pt).

No que diz respeito ao experimento AUGER, colaboração em que participo, o LIP está a desenvolver detectores para medir a componente muônica dos Chuveiros Atmosférica Extensos que são fenômenos originados pelos raios cósmicos de altíssimas energias (E>1 EeV). Esta componente é importantíssima para determinar a composição dos raios cósmicos que originam os chuveiros.

Determinar a composição das partículas que originam os chuveiros é fundamental, pois coloca vínculos nos modelos que originam estas partículas. Além disto, esta componente está relacionada com as interações dos hádrons a altas energias. Por isto, estes aspectos da pesquisa entrelaçam duas áreas da física, o de partículas e astrofísica, ou como atualmente é chamada, física de astropartículas.

No LIP estou a desenvolver métodos para determinar a composição dos raios cósmicos de altíssimas energias. O grupo do AUGER do LIP tem proporcionado ótima oportunidade de aprofundar meus conhecimentos na área já que conta com a infraestrutura e experiência necessária."

Foto: acervo pessoal