Matrículas semestrais e aproveitamento de créditos

Semestralmente, todos os alunos matriculados na pós-graduação (não importando que se encontrem fora do país, realizando estágio, intercâmbio, ou Doutorado Sanduíche) são obrigados a fazer a matrícula em disciplinas ou a matrícula de acompanhamento através do Janus. O período de rematrículas do 2º semestre de 2018 vai do dia 02 a 08/07/2018!

Orientações sobre a matrícula semestral

1. Alunos que tenham trancado o curso não precisam efetuar a matrícula semestral.

2. Todo semestre, as disciplinas oferecidas na pós podem ser consultadas no Janus durante o período de matrículas.

3. Caso haja alunos que se inscrevam em uma ou mais disciplinas que venham a ser canceladas, eles poderão matricular-se em outra(s) de sua escolha. Para tanto, é solicitado que se dirijam à Secretaria de Pós-Graduação para retirar o formulário de matrícula em disciplinas.

4. Caso desista de cursar uma disciplina, o(a) aluno(a) pode cancelar sua matrícula nela pelo Janus, ou por meio de formulário de cancelamento de disciplinas, até o período correspondente à metade da duração da mesma. Por exemplo, se a disciplina tiver duração de 4 semanas, ele poderá cancelá-la até o final da 2ª semana. É importante frisar que, passado este período, nem o(a) aluno(a) nem a CPG poderão efetuar o cancelamento, desse modo o(a) aluno(a) é obrigado a cursá-la.

5. Os alunos que perderam a matrícula semestral devem entregar um formulário de matrícula preenchido junto de uma justificativa assinada à CPG, pois é a Secretaria que se encarrega de matriculá-los. A rematrícula é um procedimento importante para a Pós e aqueles alunos que perderem a matrícula semestral pela 2ª vez correm o risco de serem desligados automaticamente do Programa pelo próprio Sistema Janus.

Atribuição de créditos

1. No Janus, durante a matrícula, alunos de mestrado que já completaram o número de créditos exigidos para depósito têm a opção de deixar os créditos das próximas disciplinas nas quais pretendam se matricular como "disponíveis" (ao invés de "utilizados") a fim de que sejam aproveitados durante um possível doutorado.

2. Alunos que, durante a graduação, cursaram disciplinas da pós como alunos especiais podem solicitar o aproveitamento de créditos destas, desde que o intervalo entre o curso da disciplina e a solicitação de aproveitamento não ultrapasse 3 (três) anos.

3. Disciplinas cursadas fora do IFUSP e algumas atividades acadêmicas (eventos científicos, monitorias, publicações, etc.) podem valer créditos no histórico acadêmico dos estudantes. Para solicitar atribuição de créditos, o(a) aluno(a) deve apresentar à CPG o formulário de atribuição de créditos (docx.) devidamente preenchido e com todos os documentos requeridos em anexo.

Para se informar melhor sobre a política de atribuição de créditos, procure a Secretaria de Pós-Graduação.