Disciplinas obrigatórias

Face às necessidades de garantir uma formação básica adequada aos futuros mestres e doutores, foi definido um conjunto de disciplinas a serem cursadas pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Física da USP. São elas:

a) Mecânica Quântica I e II; 
b) Eletrodinâmica Clássica I e II; 
c) Mecânica Estatística e; 
d) Mecânica Clássica.

1. Destas, 2 (duas) deverão ser cursadas e aprovadas pelo(a) candidato(a) ao título de mestre e 3 (três) pelo(a) candidato(a) ao título de doutor(a);

2. A disciplina de Mecânica Quântica I é obrigatória. 

3. A formação específica do(a) estudante, seja no mestrado ou no doutorado, é de responsabilidade do(a) orientador(a). Assim, o(a) orientador(a) deverá indicar, de comum acordo com o(a) estudante, no ato da inscrição no programa de mestrado ou de doutorado as disciplinas de área relevantes para a formação do(a) estudante, escolhidas a partir de uma relação de disciplinas indicadas pela CPG e disponibilizadas semestralmente no Sistema Janus para consulta. 

4. Obterá dispensa das disciplinas obrigatórias o(a) mestrando(a) ou doutorando(a) que já tiver cursado, respectivamente, 2 (duas) e 3 (três) das disciplinas acima relacionadas em outro programa de pós-graduação. 

A T E N Ç Ã O: ao obter dispensa das disciplinas obrigatórias, o(a) aluno(a) não obtém equivalência de créditos! Ou seja, ele(a) ainda deve cumprir o mesmo número de créditos exigidos para depósito!