Ingresso

 
1. Não há número fixo de vagas e todos os candidatos que preencherem os requisitos serão aceitos no programa.
 
2. Poderão participar do processo seletivo candidatos graduados em um curso superior ou os que estiverem matriculados no último semestre do curso de graduação. 
 
3. É requisito para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Física do IFUSP a aprovação no Exame Unificado das Pós-Graduações em Física (EUF). O exame ocorre uma vez por semestre, em geral em torno dos meses de abril (1º semestre) e outubro (2º semestre) e deve ser prestado no semestre anterior ao da primeira matrícula. Os interessados devem ficar atentos, pois as inscrições para o Exame devem ser feitas com antecedência. Orientações mais detalhadas são publicadas semestralmente por meio de edital. Exames realizados em semestres anteriores poderão ser aceitos sob certas condições. Informações mais detalhadas sobre aproveitamento de notas podem ser obtidas com a Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP.
 
4. Para permanecer no programa, o(a) aluno(a) deverá ter um(a) orientador(a) e um projeto de pesquisa aprovados pela Comissão Coordenadora de Programa. É responsabilidade do(a) aluno(a) buscar um(a) orientador(a) cadastrado(a) no programa e, com ele(a), acertar um projeto de pesquisa. Sugerimos que os alunos comecem a fazer isso o quanto antes, pois pode não haver orientadores disponíveis em todas as áreas.
 
5. Será responsabilidade do(a) orientador(a), por ocasião do compromisso de orientação, examinar o currículo do(a) candidato(a) e verificar se este é compatível com as exigências do Programa de Pós-Graduação da Física e com o projeto de pesquisa a ser apresentado. A assinatura do compromisso de orientação significa, portanto, a aprovação do currículo.
 
6. Os candidatos deverão fazer a inscrição on-line para o Programa de Pós-Graduação em Física em datas definidas no calendário de cada ano (em geral, nos meses de abril/maio e outubro/novembro). Essas inscrições devem ser aprovadas pela CPG. Para mais detalhes, consulte nossas datas-limite para ingresso.
 
7. A matrícula definitiva ocorre no início do semestre (final de janeiro/fevereiro e julho), segundo o calendário da USP, e deve ser feita na Secretaria de Pós-Graduação. Para mais detalhes, consulte nossas datas-limite para ingresso.

8. Excepcionalmente, alunos estrangeiros e alunos brasileiros de fora da USP podem realizar a primeria matrícula sem orientador, mas devem encontrar um(a) em até 120 dias, sob o risco de serem desligados do programa.