Acesso às aulas de pós-graduação pela plataforma Zoom do IFUSP

O IFUSP está disponibilizando a plataforma digital Zoom para todos os alunos de graduação e pós-graduação do Instituto.

Essa plataforma tem uma variedade de ferramentas para facilitar as aulas e o contato direto entre docente e alunos. Para assistir às aulas, você deve baixar o app da Zoom no seu computador, tablet ou celular o quanto antes — por exemplo, no próprio site da Zoom. Você também já pode começar a se familiarizar com essa plataforma visualizando alguns dos videos disponíveis aqui.

Os docentes de pós-graduação já estão habilitados para iniciar suas aulas online no Zoom do IFUSP, porém é possível que haja dificuldades a depender da disciplina. Em princípio, os docentes contatam os alunos com detalhes sobre o início das aulas nas salas virtuais do Zoom do IFUSP. Caso isso não aconteça e você se sinta inseguro(a), tente contato direto com o(a) professor(a). Os e-mails de todos os docentes  podem ser encontrados na página principal do Instituto.

IMPORTANTE: caso o(a) seu/sua professor(a) esteja utilizando uma outra plataforma, diferente da Zoom (por exemplo, o Google Meet), busque mais informações com o(a) docente. A informação abaixo se aplica apenas para o padrão das aulas online do IFUSP, que se dará pela plataforma Zoom.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES - LEIA ATENTAMENTE ANTES DE UTILIZAR O ZOOM DO IFUSP

1. Os códigos de acesso e links (ver abaixo) só devem ser utilizados para as suas aulas, nos horários a elas reservados. Qualquer outro tipo de uso fora desses parâmetros é irregular e altamente prejudicial ao funcionamento do sistema. NUNCA utilize as salas virtuais fora do horário das suas aulas.

2. O código de acesso (9 dígitos) e link da sua aula será compartilhado pelo(a) docente da sua disciplina, seja pelo Moodle ou por e-mail. O(a) docente também comunicará a você quando as aulas na nova plataforma digital começam. Caso as suas aulas já estejam em andamento e você não saiba o link ou código de acesso da sua sala de aula virtual, visite o site da agenda do IFUSP.

3. Caso encontre qualquer dificuldade para se conectar à sua sala virtual no horário da sua aula ou reunião, siga os seguintes passos:

(a) verifique se a sua conexão de internet é robusta, caso contrário busque uma nova conexão;

(b) se você clicar no link e nada acontecer, abra o app do Zoom e entre com o código de acesso (9 dígitos);

(c) se mesmo assim você não conseguir ingressar na sua sala virtual, tente mudar de aparelho: por exemplo, tente se conectar usando o seu telefone celular;

(d) se você vê uma tela dizendo para aguardar porque a sessão anterior não acabou, aguarde mais alguns minutos — a aula ou reunião que antecede a sua pode ter se atrasado. Nesses casos você deve contatar o(a) docente da disciplina para averiguar a situação.

4. Todos os alunos devem seguir um protocolo em todas as aulas: caso o(a) docente seja desconectado(a), por qualquer motivo, todos os alunos devem sair da sala virtual imediatamente e aguardar 5 minutos antes de entrar nela novamente. Caso contrário, o(a) docente pode ter dificuldade em retomar a aula.

Contamos com a colaboração de todos para o bom funcionamento da plataforma de aulas online.

Comissão de Pós-Graduação
Instituto de Física da USP