Acesso às aulas de pós-graduação pela plataforma Zoom do IFUSP

O IFUSP está, a partir de hoje, disponibilizando a plataforma digital Zoom para todos os alunos de graduação e pós-graduação do Instituto.

Essa plataforma tem uma variedade de ferramentas para facilitar as aulas e o contato direto entre docente e alunos. Para assistir às aulas, você deve baixar o app da Zoom no seu computador, tablet ou celular o quanto antes — por exemplo, no próprio site da Zoom. Você também já pode começar a se familiarizar com essa plataforma visualizando alguns dos videos disponíveis aqui.

Os docentes de pós-graduação já estão habilitados para iniciar suas aulas online no Zoom do IFUSP, porém essa transição pode demorar mais alguns dias, dependendo da disciplina. Os docentes deverão contatar os alunos em breve, com detalhes sobre o início das aulas nas salas virtuais do Zoom do IFUSP.

IMPORTANTE: caso o(a) seu/sua professor(a) esteja utilizando uma outra plataforma, diferente da Zoom (por exemplo, o Google Meet), busque mais informações com o(a) docente. A informação abaixo se aplica apenas para o padrão das aulas online do IFUSP, que se dará pela plataforma Zoom.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES - LEIA ATENTAMENTE ANTES DE UTILIZAR O ZOOM DO IFUSP

1. Os códigos de acesso e links (ver abaixo) só devem ser utilizados para as suas aulas, nos horários a elas reservados. Qualquer outro tipo de uso fora desses parâmetros é irregular e altamente prejudicial ao funcionamento do sistema. NUNCA utilize as salas virtuais fora do horário das suas aulas.

2. O código de acesso (9 dígitos) e link da sua aula será compartilhado pelo(a) docente da sua disciplina, seja pelo Moodle ou por e-mail. O(a) docente também comunicará a vocês quando as aulas na nova plataforma digital começam. Caso as suas aulas já estejam em andamento e você não saiba o link ou código de acesso da sua sala de aula virtual, visite o site da agenda do IFUSP.

3. Caso encontre qualquer dificuldade para se conectar à sua sala virtual no horário da sua aula ou reunião, siga os seguintes passos:

(a) verifique se a sua conexão de internet é robusta, caso contrário busque uma nova conexão;

(b) se você clicar no link e nada acontecer, abra o app do Zoom e entre com o código de acesso (9 dígitos);

(c) se mesmo assim você não conseguiu ingressar na sua sala virtual, tente mudar de aparelho: por exemplo, tente se conectar usando o seu telefone celular;

(d) se você vê uma tela dizendo para aguardar porque a sessão anterior não acabou, aguarde mais alguns minutos — a aula ou reunião que antecede a sua pode ter se atrasado. Nesses casos você deve contatar o(a) docente da disciplina para averiguar a situação.

4. Todos os alunos devem seguir um protocolo, em todas as aulas: caso o(a) docente seja desconectado(a), por qualquer motivo, todos os alunos devem sair da sala virtual imediatamente, e aguardar 5 minutos antes de entrar nela novamente. Caso contrário, o(a) docente pode ter dificuldade em retomar a aula.

Contamos com a colaboração de todos na transição para a plataforma de aulas online, especialmente nessa primeira fase, quando estaremos nos familiarizando com as novas ferramentas e resolvendo as dificuldades iniciais.

Comissão de Pós-Graduação
Instituto de Física da USP