Colóquio Gleb Wataghin

No próximo dia 09/12/2021, o IFUSP realiza sua 5ª Edição do Colóquio Gleb Wataghin, desta vez com a participação do Prof. William D. Phillips, do National Institute of Standards and Technology - NIST (EUA).

O Prof. Phillips foi laureado com o Prêmio Nobel de Física em 1997, junto dos pesquisadores Steven Chu e Claude Cohen-Tannoudji por suas contribuições para a técnica do resfriamento a laser que permite fixar átomos e resfriá-los a temperaturas baixas. Tais técnicas romperam as barreiras para a produção de condensados de Bose-Einstein e para o estudo de efeitos quânticos em átomos ultra-frios. Fora suas contribuições científicas, o Dr. Phillips também é muito engajado na defesa dos investimentos em ciência junto a governos e sociedade, e tem uma forte atividade de divulgação e promoção da ciência junto ao público mais jovem.

Além de proferir um colóquio acessível a um público amplo, o Dr. William também estará à disposição dos alunos de Mestrado e Doutorado do IFUSP no mesmo dia 09/12/2021, entre as 11h e as 12h30, para uma conversa informal sobre pesquisa, pós-graduação e a carreira científica de um modo geral. Os alunos interessados em participar do bate-papo devem se inscrever, até dia 06/12/2021, por meio de formulário divulgado por e-mail.

A participação dos alunos de pós-graduação, tanto inscritos na roda de conversa, quanto participantes do Colóquio, se dará via Plataforma Zoom e os links de acesso serão encaminhados por e-mail no dia 08/12/2021.

Sobre o Colóquio

The quantum reform of the International System of Units

The International System of Units (SI), the modern metric system, has recently undergone its most revolutionary change since the beginning of the metric system during the French Revolution. The nature of this revolution is that all of the base units of the SI are now defined by fixing values of natural constants. The realization of the units is now, both philosophically and practically, strongly quantum and specifically connected to AMO. This talk will describe why this reform was needed and how it is done.

Link para o canal do Youtube em que será veiculada a transmissão do Colóquio: youtu.be/6oAj4VXeVpQ.