Relatórios de atividade e renovação de bolsas

Todos os alunos regularmente matriculados no programa de pós-graduação do IFUSP, bolsistas ou não (não importando que se encontrem fora do país, realizando estágio, intercâmbio ou Doutorado Sanduíche), devem entregar, uma vez por ano, um relatório de suas atividades.
Os prazos são informados semestralmente no BIFUSP, na página da CPG e também por e-mail.

Orientações para elaboração do relatório

O relatório anual deve conter os itens elencados a seguir, preferencialmente nessa ordem, de tal modo que não ocupem mais de 20 páginas.

1. Folha de rosto (1 página) com: título do projeto; nome do(a) aluno(a); nome do(a) orientador(a) (e do/a co-orientador/a, se houver); instituição sede do projeto; período coberto pelo relatório em questão.
  2. Resumo do projeto proposto (até 2 páginas).
  3. Realizações no período.
  4. Plano de atividades para o próximo período.

ATENÇÃO: estudantes não-bolsistas ou que não vão solicitar renovação de bolsa também devem entregar o relatório!

A não entrega do relatório no prazo pode acarretar o corte da bolsa de estudos e a suspensão de qualquer auxílio (participação em conferências, material de informática, etc.) solicitado pelo(a) aluno(a) ou orientador(a).

Renovação de bolsas de estudo

As bolsas são concedidas pelo período de um ano, renováveis por mais um no caso de mestrado, e por mais três no caso de doutorado, ou doutorado direto. A não entrega do relatório no prazo estipulado pode ocasionar a não renovação da bolsa. Esta também pode ser cancelada caso o desempenho do(a) aluno(a) seja considerado insatisfatório.

Instruções para envio do formulário on-line de entrega do relatório anual

1. Acesse: http://cpgpar.if.usp.br/relatorio;
  2. Preencha o formulário com as informações solicitadas;
  3. No bloco "Arquivos do Relatório", anexe o arquivo do relatório em formato pdf. nomeado da seguinte maneira: SobrenomeNomeRelx.pdf (por exemplo AraujoJoaoRel1.pdf). O(a) aluno(a) também poderá anexar neste bloco a versão prévia do seu exame de qualificação, de sua dissertação ou tese (consulte abaixo as circunstâncias em que esses arquivos poderão acompanhar ou substituir os relatórios).
  4. Caso veja necessidade, utilize o bloco "Outros Arquivos" para anexar documentos que considere importantes;
  5. Salve o relatório (lembrando que o formulário não pode ser alterado depois de salvo).

Instruções especiais caso o(a) aluno(a):

• Seja bolsista FAPESP;

O(a) aluno(a) que já entregou o relatório à FAPESP deve enviar à CPG, pela intranet, cópia em pdf do relatório e cópia da carta de aprovação do mesmo enviada pela assessoria da FAPESP. Caso não tenha entregue o relatório ou não tenha recebido a aprovação da FAPESP, procure a Secretaria da Pós-Graduação para obter orientações.

• Tenha depositado ou realizado o exame de qualificação em período próximo ao da entrega do relatório;

O(a) aluno(a) que depositar o exame de qualificação até 2 meses antes ou durante o período de entrega do relatório deve comunicar isso no formulário e anexar uma cópia em pdf da monografia. O(a) estudante que for aprovado(a) no exame de qualificação de 2 a 6 meses antes da entrega do relatório deve anexar ao formulário de encaminhamento o arquivo com a monografia em pdf e um relatório sucinto sobre os progressos realizados desde o exame.

• Pretenda depositar a dissertação/tese em período próximo ao da entrega do relatório;

O(a) aluno(a) que depositar antes ou durante o período de entrega do relatório anual está dispensado(a) de enviá-lo. Já aquele(a) que pretende depositar em período próximo, mas posterior ao da entrega, deve anexar ao formulário uma cópia da dissertação ou tese e informar a data prevista para depósito.