ANEXO “C” PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2005 Unidade: Curso: Bacharelado em Física Departamento: __________________________________________________________________ 1. Disciplina: Álgebra Linear I para Física 2. Código: __________________________________________________________________ 3. Semestral Sim 5. Obrigatória Sim 4. Anual 6. Optativa: __________________________________________________________________ 7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto: __________________________________________________________________ 8. Créditos: 04 9. Semestre ideal: primeiro (diurno e noturno) a. Aula: ----------------------------------------------------- b. Trabalho: 10. NO máximo de alunos por turma: c. Total: 04 __________________________________________________________________ 11. Objetivos: Resolução de sistemas lineares homogêneos e não homogêneos; uso da geometria analítica no plano e no espaço; introdução a espaços vetoriais abstratos e às transformações lineares. __________________________________________________________________ 12. Conteúdo: 1) Resolução de sistemas lineares homogêneos e não homogêneos utilizando escalonamento de matrizes. Operações com matrizes, inversa de uma matriz. 2) Introdução da linguagem vetorial em R2 e R3; produto escalar e produto vetorial, dependência e independência linear, base, mudança de base; equação (paramétrica e vetorial) de reta e plano, vetor normal a um plano. 3) Definição de R-espaço vetorial, subespaço; exemplos: Rn, soluções de sistemas lineares homogêneos, polinômios. 4) Dependência linear, base dimensão, mudança de base. 5) Transformação linear: núcleo e imagem; matriz de uma transformação linear. 13. Métodos utilizados: Aulas expositivas e de exercícios. __________________________________________________________________ 14. Atividades discentes: Comparecer às aulas e fazer exercícios. __________________________________________________________________ 15. Carga horária semestral: 60 16. Carga horária anual: Aulas teóricas: 60 Aulas teóricas: Aulas práticas: Aulas práticas: Seminários: Seminários: Outros: Outros: __________________________________________________________________ 17. Critérios de avaliação de aprendizagem: Provas __________________________________________________________________ 18. Normas de recuperação: __________________________________________________________________ 19. Bibliografia Básica: 1. C. Callioli, H.H.Domingues, R.C.F.Costa, ÁLGEBRA LINEAR E APLICAÇÕES, 6a. ed, Atual Ed, 1995. 2) P. Boulos, I de Camargo, GEOMETRIA ANALÍTICA – um tratamento vetorial, 2a. ed, Makron Books. __________________________________________________________________ 20. Professor responsável: JUSTIFICATIVA: O objetivo das novas ementas de Álgebra Linear é familiarizar o aluno com os métodos da geometria analítica, introduzir a linguagem de espaços vetoriais e solucionar sistemas lineares de equações diferenciais com coeficientes constantes. É mais ambicioso que o antigo programa de Vetores e Geometria e Álgebra Linear I pois trata também de equações diferenciais. Por outro lado, propõe um tratamento mais rápido e direto da geometria analítica, procurando introduzir rapidamente a linguagem de espaços vetoriais. Os professores que irão ministrar a disciplina devem ser alertados sobre a importância do tópico que trata de equações diferenciais. Sem dúvida, o programa não é o habitual de Álgebra Linear ministrado pelo IME e por isso, a comissão deverá acompanhar de perto o progresso da disciplina e reavaliar.