ANEXO “C” PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2005 Unidade: Curso: Bacharelado em Física Departamento: __________________________________________________________________ 1. Disciplina: Cálculo Numérico 2. Código: __________________________________________________________________ 3. Semestral Sim 5. Obrigatória Sim 4. Anual 6. Optativa: __________________________________________________________________ 7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto: Não há. __________________________________________________________________ 8. Créditos: 04 9. Semestre ideal: terceiro (diurno e noturno) a. Aula: ------------------------------------------------------ b. Trabalho: 10. NO máximo de alunos por turma: c. Total: 04 __________________________________________________________________ 11. Objetivos: Introdução ao Cálculo Numérico e aplicações à solução de problemas de Física. __________________________________________________________________ 12. Conteúdo: 1) ERROS, PRECISÃO E ARITMÉTICA DE PONTO FLUTUANTE.Isto é dado em menos de uma aula, mas é enfatizado ao longo do curso. Não há trabalho associado, mas em todos os trabalhos espera-se análise de erros e precisão. 2) ZEROS DE FUNÇÕES: MÉTODOS DE APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS, NEWTON E BISSECÇÃO DE INTERVALOS.No primeiro trabalho T1 o aluno deve construir um programa para implementar o método da Bissecção, NR e ainda Brent-Muller . Este último não é difícil de implementar uma vez feitos os outros dois e é mais rápido e seguro. Poderá ser usado na vida profissional futura. 3) MATRIZES E SISTEMAS LINEARES: ELIMINAÇÃO DE GAUSS E GAUSS-SEIDEL; INVERSÃO DE MATRIZES.As aplicações baseadas nestas técnicas são feitas nos dois itens seguintes. 4) INTERPOLAÇÃO E APROXIMAÇÃO DE FUNÇÕES: POLINÔMIO INTERPOLADOR DE NEWTON E INTERPOLAÇÃO LAGRANGEANA.Os método de Newton e Lagrange são discutidos em classe para introduzir Splines, mas não são feitos trabalhos para implementá-los. No segundo trabalho T2 se estuda o método de interpolação de Splines. Este envolve trabalho com matrizes simples (tridiagonais) . Facilmente a partir deste programa pode-se construir um integrador baseado em splines. A aproximação de derivadas pelo método de Richardson é introduzido para facilitar seu uso quando for estudada a quadratura numérica. 5) APROXIMAÇÃO DE FUNÇÕES POR MÍNIMOS QUADRADOS.T3: Gauss, Gauss-Sidel e o Método LU são aplicados para análise de método de mínimos quadrados. O problema de modelagem em casos que o ruído não é gaussiano é abordado, neste caso mínimos quadrados falha e técnicas bayesianas são estudadas (detecção de partículas emitidas por fonte pontual e detector plano). 6) INTEGRAÇÃO NUMÉRICA: REGRA DO TRAPÉZIO, REGRA DE SIMPSON, QUADRATURA GAUSSIANA E “SPLINES”. Neste item há dois trabalhos. T4 Integração de funções em 1 dimensão: Trapézio, Simpson e Romberg-Richardson. T5: Método de Monte Carlo: Metropolis. Embora este método seja indicado para integrais em espaços de alta dimensão o exercício de aplicação é restrito a uma dimensão. Cálculo de probabilidades de eventos raros por MC. Simulação de alguma experiência simples. Cálculo de risco - aplicações fora da Física também são discutidas. Aqui pode ser discutido o método de Cholesky. 7) EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS: MÉTODOS RUNGE-KUTTA E PREDITOR- CORRETOR. O método de Euler é discutido pois dele nascem as extensões úteis na vida real. Runge-Kutta e Euler exponencial são usados para integrar as equações diferenciais do circuito elétrico que descreve as propriedades da membrana de uma célula excitável (coração ou neurônio). O modelo de Hodgkin-Huxley será discutido rapidamente em aula. O método de preditor corretor não é estudado. Essa é uma escolha pessoal baseada em experiência prévia. Outros professores podem ter outra opinião (mas ver Numerical Recipes, Press et al. , com a mesma posição). __________________________________________________________________ 13. Métodos utilizados: Aulas expositivas e de exercícios. __________________________________________________________________ 14. Atividades discentes: Comparecer às aulas, fazer exercícios e trabalhos de aplicação. __________________________________________________________________ 15. Carga horária semestral: 60 16. Carga horária anual: Aulas teóricas: 60 Aulas teóricas: Aulas práticas: Aulas práticas: Seminários: Seminários: Outros: Outros: 17. Critérios de avaliação de aprendizagem: A aprovação é basesada em 6 trabalhos individuais. Não há provas realizadas em sala de aula. O motivo disto é que não há muito sentido em pedir aos alunos que implementem um algoritmo com uma calculadora de mão. O aprendizado passa pela confecção dos códigos, pela efetiva implementação em ambiente razoavelmente complexo dos algoritmos estudados, discussão e apresentação dos resultados. __________________________________________________________________ 18. Normas de recuperação: __________________________________________________________________ 19. Bibliografia Básica: Fornecida pelo professor. __________________________________________________________________ 20. Professor responsável: JUSTIFICATIVA: A ementa atual é em princípio adequada. A escolha específica das aplicações não está definida, isto é deixado a critério do professor. Algumas aplicações são sugeridas. Esta ementa mais detalhada foi proposta pelo Prof. Nestor F. Caticha.