ANEXO "C"

PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2005

 

Unidade:

Curso: Física Aplicada

Departamento:

__________________________________________________________________

 

1. Disciplina: Iniciação à Física Experimental 2. Código:

__________________________________________________________________

 

3. Semestral Sim 5. Obrigatória Sim

4. Anual 6. Optativa:

__________________________________________________________________

 

7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto: Vestibular

__________________________________________________________________

 

8. Créditos: 02 9. Semestre ideal: primeiro

a. Aula: 02 -----------------------------------------------------

b. Trabalho: 10. NO máximo de alunos por turma: 20

c. Total: 02

__________________________________________________________________

11. Objetivos:

  1. Iniciar os estudantes nos procedimentos e práticas experimentais
  2. Utilizar instrumentação científica básica
  3. Conceituar medida física e incerteza experimental
  4. - Identificar as variações nas medidas, tanto de origem instrumental quanto metodológica.

    - Representar o valor da grandeza usando o número correto de algarismos.

    - Propagar incertezas nas mudanças de variável.

  5. Representar e analisar fenômenos físicos por meio de gráficos
  6. Desenvolver a habilidade de avaliar a qualidade e precisão do instrumento
  7. Organizar dados experimentais
  8. Trabalhar em grupo

 

12. Conteúdo:

Medidas diretas de comprimento, massa, tempo, força, velocidade e aceleração na escala humana e medidas indiretas das mesmas quantidades, utilizando instrumentos para expandir as escalas de medida. Medidas elétricas de resistência, corrente e tensão, em dispositivos lineares e não lineares, sempre em circuitos simples.

__________________________________________________________________

 

13. Métodos utilizados: As aulas envolvem: atividades experimentais individuais e em grupo, atividades de análise de dados, elaboração de sínteses. Os dados são analisados em aula, com assistência do professor. Os resultados obtidos por diferentes experimentadores são comparados pelo professor durante as aulas. As discrepâncias encontradas são criticadas, levando em conta as limitações experimentais e teóricas envolvidas na obtenção dos resultados.

__________________________________________________________________

 

14. Atividades discentes: Atividades experimentais e de análise e elaboração de sínteses.

__________________________________________________________________


15. Carga horária semestral: 30 16. Carga horária anual:

Aulas teóricas: Aulas teóricas:

Aulas práticas: 30 Aulas práticas:

Seminários: Seminários:

Outros: Outros:

__________________________________________________________________

 

17. Critérios de avaliação de aprendizagem: O aluno é avaliado pela sua participação nas atividades propostas, sínteses e provas.

__________________________________________________________________

18. Normas de recuperação: Não tem recuperação.

__________________________________________________________________

 

19. Bibliografia Básica: Apostilas.

__________________________________________________________________

 

20. Professor responsável:

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

Nas disciplinas de Laboratório de 1º ano, Iniciação à Física Experimental e Experimentos em Mecânica, a ênfase está na realização das medições e na compreensão física dos conceitos de medida e sua incerteza, para a aquisição do conjunto de vivências das atividades em Laboratório que são realizadas pelos profissionais. Os experimentos sobre conservação de quantidade de movimento, momento angular e energia mecânica, no semestre consecutivo à disciplina em que foram estudados, tornam mais concretas as grandezas físicas associadas e ajudam a reforçar os conceitos envolvidos. A supervisão docente na tomada e avaliação dos dados permite um avanço mais rápido nessas atividades. A comparação, pela classe, do conjunto todo de dados obtidos, ajuda a construir o complicado conceito físico do valor da grandeza: existe mas é impossível determinar seu valor exato.